Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8919
Título: Ensino de leitura e escrita: desafios e possibilidades
Autor(es): Silva, Joseja Maria da
Palavras-chave: Leitura
Ensino
Estágio supervisionado
Data do documento: 2015
Resumo: O ensino da leitura é o veículo básico e essencial para a inserção do indivíduo no universo letrado e por isso deve se desenvolver por meio da interação prazerosa do leitor com o texto. Este artigo tem como principais objetivos compreender como o ensino da leitura pode auxiliar na formação do pensamento crítico, refletir sobre as práticas de leitura entre os alunos do primeiro ano do ensino médio. Para isso, foram observada dez horas aulas de leitura, durante o período do estágio supervisionado II, realizado na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor José Soares de Carvalho, situada na cidade de Guarabira. Fundamentamos nosso estudo nas teorias e pesquisas de Kleiman (1999), Koch (2012), Antunes (2003), Martins (2006), entre outros. A metodologia utilizada na pesquisa consta de observação de aulas para a coleta do corpus e análise crítica das aulas observadas. Através dessa pesquisa pude constatar práticas de leitura totalmente mecânicas, que não estimulam o aluno a ser um leitor reflexivo e crítico. Este artigo nos leva a fazer uma reflexão sobre o papel da leitura no nosso cotidiano e como o professor pode incentivar os seus alunos ao hábito da leitura.
Descrição: SILVA, J. M. da. Ensino de leitura e escrita: desafios e possibilidades. 2015. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8919
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Josefa Maria da Silva.pdf468.12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.