Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8937
Título: Lateralidade em escolares de 7 a 8 anos: Relação com a aprendizagem
Autor(es): Silva, Emmanuella Ferreira da
Palavras-chave: Educação Física Escolar
Lateralidade
Aprendizagem
Psicomotricidade
Data do documento: 13-Mar-2015
Resumo: A Educação Física escolar nos dias atuais vem sendo pensada como ação educativa integral do ser humano, assim como a psicomotricidade que relaciona o indivíduo como um ser completo e único capaz de pensar e agir, deixando de lado as características de dualidade de corpo e mente, e sim, como um ser capaz de integrar-se com si próprio e com o meio. A lateralidade como uma das variáveis dos componentes psicomotores, é um dos aspectos importantes para o desenvolvimento das capacidades de aprendizagem, tendo em vista que o desenvolvimento do domínio corporal é um dos fatores fundamentais no processo de aprendizagem do ser humano, especialmente no período em que está na escola. Entende-se por lateralidade a sensação que o corpo tem dois lados e que estes não são exatamente iguais, e que há o predomínio de um lado do corpo sobre o outro. A lateralidade pode estar relacionada aos transtornos de aprendizagem; esta pode ser entendida como um aumento no repertório de competências, resultando em uma mudança de comportamento através da prática e da experiência. Este estudo tem como objetivo avaliar a lateralidade de escolares da faixa etária de 7 a 8 anos, matriculadas no 2º e 3º ano do ensino fundamental, que estudam no Centro Educacional Ana Amélia, escola da rede particular na cidade de Campina Grande – PB, e analisar sua relação com o desempenho escolar. Foi realizada uma pesquisa descritiva com caráter qualitativo, de corte transversal. Os resultados obtidos mostram que 65,38% das crianças têm lateralidade definida (sendo todas elas destras) e 34,61% tem lateralidade cruzada. Os dados revelam uma tendência a um melhor rendimento escolar, maior facilidade de leitura, concentração/aprendizado e interpretação de textos das crianças com lateralidade definida sobre as crianças com lateralidade cruzada. Enquanto as crianças com lateralidade cruzada obtiveram resultados superiores no que diz respeito a escrita. Podemos constatar que nenhuma das crianças pesquisadas nesse estudo apresentam distúrbios de aprendizagem descritos nessa pesquisa, que apesar de apresentarem algumas dificuldades na escrita ou na aprendizagem, isso não acontece com frequência.
Descrição: SILVA, E. F. da. Lateralidade em escolares de 7 a 8 anos: Relação com a aprendizagem. 2015. 33f. Monografia (Especialização em Educação Física Escolar)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8937
Aparece nas coleções:I - EEFE - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Emmanuella Ferreira da Silva.pdfPDF - Emmanuella Ferreira da Silva2.43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.