Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8939
Título: Atividade física e o envelhecimento: Um relato de experiência
Autor(es): Silva, Heynara Henrique Brito da
Palavras-chave: Atividade física
Idoso
Qualidade de vida
Saúde do idoso
Data do documento: 3-Dez-2014
Resumo: A percepção acerca das mudanças etárias da sociedade brasileira é totalmente factível. Isso é resultante da mudança da taxa de fecundidade, aliada ao aumento da expectativa de vida. Assim, surge um contexto no qual o processo de envelhecimento da população é nítido e implica por parte do Estado e da sociedade a criação de ações que procurem atender de forma efetiva as demandas dos idosos, de modo que possam vivenciar o processo de envelhecimento de maneira plena e com qualidade de vida. Nesse sentido, cabe dizer que um processo de envelhecimento saudável não advém da genética, mas dos cuidados que o idoso tem com sua própria saúde. Dentro destes cuidados, a atividade física vem sendo abordada como um destes fatores de cuidado. O presente estudo, por meios de um relato de experiência, tem o intuito de descrever as principais características do programa Grupo da Melhor Idade, realizado pela Secretaria de Assistência Social do município de Umbuzeiro, Paraíba, que contava com 15 idosas, faixa etária entre 60 a 85 anos. A partir da experiência neste programa, com base na literatura a respeito da atividade física e o processo de envelhecimento, chegou-se a conclusão que: a prática dos exercícios físicos de forma regular é de primordial importância para qualidade de vida e melhoria dos padrões de saúde do idoso.
Descrição: SILVA, H. H. B. da. Atividade física e o envelhecimento: Um relato de experiência. 2014. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8939
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Heynara Henrique Brito da Silva.pdfPDF - Heynara Henrique Brito da Silva350.95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.