Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8945
Título: Aspectos ecológicos da comunidade de moluscos associada as raízes de Rhizophora mangue em um estuário hipersalino do semiárido litorâneo (Rio Grande do Norte, NE Brasil)
Autor(es): Lima, Jéssica de Oliveira
Palavras-chave: Estuário hipersalino
Ecologia marinha
Gradiente hipersalino
Micromoluscos
Data do documento: 26-Jan-2015
Resumo: Os estuários são considerados um dos ecossistemas mais produtivos da Terra. Nestes ambientes são encontrados vários grupos taxonômicos, que apresentam dependência deste ambiente em pelo menos uma fase de suas vidas. O presente estudo objetivou inventariar as espécies de moluscos associada a raízes de Rhizophora mangle de um manguezal hipersalino, no litoral norte do estado do Rio Grande do Norte, além de caracterizar a comunidade de moluscos ao longo de um gradiente de hipersalinidade e sazonalidade. Foram realizadas quatro coletas, sendo duas em período chuvoso e duas em período seco. As amostragens aconteceram em três estações amostrais prédeterminadas, distribuídas ao longo de um gradiente de salinidade, posicionando-se três transectos de 10 metros nos quais obteve-se 3 amostras, com o total de 108 raízes coletadas. Foram registrados 7.757 indivíduos pertencentes às classes: Gastropoda (970 indivíduos), representada por 7 famílias, 10 gêneros e 15 espécies, e Bivalvia (6.787 indivíduos), composta por 6 famílias, 8 gêneros e 8 espécies. Entre os períodos sazonais, pode-se observar que o período de seca apresentou um maior número de indivíduos. Em relação aos descritores ecológicos, no período chuvoso as Estações I e II obtiveram o mesmo número de espécies, mas a Estação II apresentou um maior número de indivíduos e maior diversidade de Shannon-Wiener. A Estação I apresentou a maior riqueza de espécies de Margalef. O fator salinidade não interferiu no padrão de distribuição da comunidade de moluscos, evidenciando que as espécies encontradas são típicas deste ambiente e são bem adaptadas à hipersalinidade a qual estão submetidas. A predominância de micromoluscos na comunidade estudada sugere que o microhabitat oferecido pelas raízes de R. mangle é de especial relevância para a conservação, uma vez que abriga espécies frequentemente subestimadas em inventários de biodiversidade.
Descrição: LIMA, J. de O. Aspectos ecológicos da comunidade de moluscos associada as raízes de Rhizophora mangue em um estuário hipersalino do semiárido litorâneo (Rio Grande do Norte, NE Brasil). 2015. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8945
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jéssica de Oliveira Lima.pdfPDF - Jéssica de Oliveira Lima871.42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.