Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8946
Título: Aspectos taxonômicos e ecológicos dos moluscos associados às raízes de Avicennia schaueriana (Magnoliophyta: Acathaceae) em um manguezal hipersalino do litoral semiárido (NE Brasil)
Autor(es): Muniz, Ana Priscila Amâncio
Palavras-chave: Ecologia marinha
Manguezais
Salinidade
Micromoluscos
Estuário hipersalino
Data do documento: 26-Jan-2015
Resumo: Os manguezais apresentam-se fundamentais a vida marinha, pois são importantes áreas de berçário, reprodução, alimentação e desova para diversos animais. Nos ambientes estuarinos, as raízes de mangue, praticamente, são os únicos substratos verticais estáveis disponíveis, constituindo microhabitats únicos. O presente estudo caracteriza a estrutura da comunidade de moluscos associada a raízes de Avicennia schaueriana, em um estuário hipersalino, no litoral do Rio Grande do Norte. Foi analisada a abundância, frequência de ocorrência, riqueza, e a diversidade das espécies em três pontos amostrais ao longo de um gradiente hipersalino, avaliando a influência da temperatura e salinidade na distribuição das espécies de moluscos. Amostras de cada estação estudada foram obtidas nos períodos seco e chuvoso no ano de 2012, por meio de transectos de 10 metros paralelos aos pneumatóforos de A. schaueriana, totalizando 54 raízes por período. Em laboratório, as raízes foram processadas e a malacofauna associada foi triada, quantificada e identificada ao menor nível taxonômico possível. Foram registrados um total de 172 indivíduos, distribuídos em 11 espécies e 7 famílias. Destas, 4 famílias foram representadas pela Classe Bivalvia e 3 pela Classe Gastropoda. Em relação a abundância, observou-se que o período chuvoso apresentou o maior número de indivíduos, embora na estação 3 a abundância tenha sido maior na seca. Com relação aos descritores ecológicos analisados, observou-se que no período chuvoso, a estação 2 apresentou o maior número de espécies (S=9), todavia, o maior número de indivíduos foi na estação 1 (N=57). No entanto, a riqueza de espécies de Margalef (d=2,485) e a diversidade de Shannon-Wiener (H’=1,953), apresentaram-se maiores na estação 2. Quanto à malacofauna associada, observou-se que a maior similaridade ocorreu entre as estações 2 e 3, sendo o bivalve Brachidontes exustus a espécie que mais contribuiu para a similaridade entre as amostras. A salinidade e temperatura não mostraram forte influência sobre a distribuição dos moluscos. Fica notório a importância destes ambientes para o estabeleciemento de espécies que necessitam de um substrato consolidado para sua subsistência, como os bivalves Brachidontes exustus e Sphenia fragilis, que são espécies típicas de ambientes estuarinos. As raízes de mangue formam um importante componente para a comunidade malacológica no ambiente estuarino, em especial para os micromoluscos, que predominaram entre as espécies encontradas.
Descrição: MUNIZ, A. P. A. Aspectos taxonômicos e ecológicos dos moluscos associados às raízes de Avicennia schaueriana (Magnoliophyta: Acathaceae) em um manguezal hipersalino do litoral semiárido (NE Brasil). 2015. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8946
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ana Priscila Amâncio Muniz.pdfPDF - Ana Priscila Amâncio Muniz1.02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.