Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8968
Título: O que os olhos não veem, as mãos sentem: as necessidades informacionais de pessoas com deficiência visual
Autor(es): Dantas, Adriana Claudino
Palavras-chave: Acessibilidade
Informação
Necessidades informacionais
Data do documento: 27-Nov-2014
Resumo: Este trabalho buscou compreender o contexto subjetivo, social e cultural que envolve os dilemas quanto à acessibilidade e o acesso informacional por parte das pessoas com deficiência visual e teve como objetivo analisar as necessidades informacionais das pessoas com deficiência visual, destacando os canais e a acessibilidade dos usuários na busca da informação. Como instrumento de pesquisa, foi adotado o questionário, embasado nas abordagens quantitativa e qualitativa a fim de querer entender e explicar o comportamento destes usuários da informação diante de suas necessidades informacionais e constatou que suas necessidades são inúmeras em todos os âmbitos. Com isso, recomenda-se uma participação de todos, dos órgãos públicos, da sociedade, de cada indivíduo, ou seja, cada um dando a sua contribuição com o intuito de suprir e/ou ao menos auxiliar esses indivíduos em suas necessidades. Contudo, concluiu-se que é possível atender as necessidades dos usuários com deficiência visual, porém o que falta são investimentos uma vez que para atender essas necessidades são necessárias algumas adaptações no tratamento da informação.
Descrição: DANTAS, A. C. O que os olhos não veem, as mãos sentem: as necessidades informacionais de pessoas com deficiência visual. 2014. 66f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8968
Aparece nas coleções:53 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Adriana Claudino Dantas.pdfAdriana Claudino Dantas578.26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.