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dc.contributor.authorConceição, Maria Izabel da-
dc.date.accessioned2016-03-08T20:13:38Z-
dc.date.available2016-03-08T20:13:38Z-
dc.date.issued2014-12-09-
dc.identifier.otherCDD 371.911-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8971-
dc.descriptionCONCEIÇÃO, M. I. da. Ensino de Ciências e Biologia: Adaptação de metodologias e recursos didático-pedagógicos para alunos com deficiência visual. 2014. 63f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.pt_BR
dc.description.abstractA inclusão de pessoas com deficiência na sociedade só foi possível a partir de mudanças na percepção da própria sociedade, e, sobretudo por parte dos órgãos competentes, uma vez que, particularmente no século xx emergiram políticas públicas que favorecem a inclusão deste segmento, que no Brasil totaliza 45 milhões de pessoas. Esse estudo teve como objetivo geral adaptar recursos didático – pedagógicos para o ensino de ciências e biologia junto a estudantes com deficiência visual. Especificamente objetivamos contextualizar o processo histórico de exclusão versus inclusão escolar de estudantes com deficiência e apresentar o conceito de deficiência visual na perspectiva da educação além disso, procuramos identificar as principais ferramentas que auxiliam no processo de ensino e aprendizagem de estudantes com deficiência visual; caracterizar o Instituto dos Cegos de Campina Grande: lócus da presente pesquisa; tecer considerações acerca de nossa experiência prática relacionada ao ensino de ciências e biologia para estudantes com deficiência visual. Para a realização da pesquisa desenvolvemos um estudo de caráter descritivo e analítico, realizado a partir de abordagens metodológicas qualitativas. O lócus no qual se realizou a pesquisa foi o Instituo dos Cegos de CG- PB, instituição que atende a pouco mais de 175 pessoas, incluindo adultos, crianças e adolescentes com deficiência visual. Como amostra recorremos a 4 alunos com deficiência visual, de ambos os sexos, com idade entre 14 e 15 anos e que por voluntariedade participaram da pesquisa. Os dados foram obtidos através de dois questionários semiestruturados e da realização de encontros utilizando atividades práticas com ferramentas de aprendizagem para o ensino da Biologia. Os dados obtidos com a aplicação dos questionários e desenvolvimento de atividades práticas, evidenciaram que a utilização de métodos adaptados de ensino pode auxiliar na aprendizagem de alunos com deficiência visual, despertando nestes maior interesse pelos conteúdos expostos. Concluímos que, apesar de demonstrarem algum conhecimento em relação aos conteúdos da disciplina, os participantes necessitam de maior disponibilização de recursos didático - pedagógicos adaptados que auxiliem na sua aprendizagem. Dessa forma, torna se necessário que o sistema educacional disponibilize esses recursos e ofereça cursos de capacitação aos profissionais da área, visando a inclusão desses estudantes em salas regulares.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Adenize Queiroz de Fariaspt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectInclusão socialpt_BR
dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.titleEnsino de Ciências e Biologia: Adaptação de metodologias e recursos didático-pedagógicos para alunos com deficiência visualpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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