Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8972
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Gabriella Brandão da Rocha-
dc.date.accessioned2016-03-08T20:13:46Z-
dc.date.available2016-03-08T20:13:46Z-
dc.date.issued2014-12-10-
dc.identifier.otherCDD 371.3-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8972-
dc.descriptionSANTOS, G. B. da R. Ensino de Biologia: uso de textos de divulgação científica por professores do Ensino Médio no município de Campina Grande-PB. 2014. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.pt_BR
dc.description.abstractA contextualização, um dos princípios que regem a prática pedagógica, pode ser facilitada com uso de textos de divulgação científica (TDCs). Neste trabalho, cujo objetivo foi investigar o uso de TDCs entre professores de Biologia da rede estadual de ensino de Campina Grande-PB, uma amostra de dez escolas foi selecionada aleatoriamente por sorteio de um conjunto de 29, e 30% dos professores de Biologia responderam a um questionário estruturado. Esses professores são em sua maioria (70,80%) do sexo feminino, com idade variando de 23 a 56 anos, tendo em média 41 anos. Eles possuem de três a 30 anos de atuação em sala de aula, com média de 16,5 anos; e 66% estão em exercício há mais de 10 anos. A maioria ingressou na carreira antes de concluir a graduação e a quase totalidade foi formada na Universidade Estadual da Paraíba. Do número de professores entrevistados, 75% deles compõem o quadro de efetivos (concursados) do Estado da Paraíba, enquanto 25% possuem vínculo empregatício temporário. Do total de entrevistados, 54% afirmou ser assinante de jornais/revistas. A totalidade dos professores relatou conhecer e ler esporadicamente a revista “Ciência Hoje”, embora somente 30% afirmaram utilizá-la em sala de aula. Em relação à revista “Genética na Escola”, somente um professor já a utilizou para planejamento de atividades didáticas. Essa pesquisa revelou que há uma lacuna entre o hábito de leitura dos textos de divulgação científica e seu uso em sala de aula.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Silvana Cristina dos Santospt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsino de Biologiapt_BR
dc.subjectDidáticapt_BR
dc.subjectTextos de divulgação científicapt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.titleEnsino de Biologia: Uso de textos de divulgação científica por professores do Ensino Médio no município de Campina Grande - PBpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Gabriella Brandão da Rocha Santos.pdfPDF - Gabriella Brandão da Rocha Santos1.58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.