Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8972
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Santos, Gabriella Brandão da Rocha | - |
dc.date.accessioned | 2016-03-08T20:13:46Z | - |
dc.date.available | 2016-03-08T20:13:46Z | - |
dc.date.issued | 2014-12-10 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.3 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8972 | - |
dc.description | SANTOS, G. B. da R. Ensino de Biologia: uso de textos de divulgação científica por professores do Ensino Médio no município de Campina Grande-PB. 2014. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | A contextualização, um dos princípios que regem a prática pedagógica, pode ser facilitada com uso de textos de divulgação científica (TDCs). Neste trabalho, cujo objetivo foi investigar o uso de TDCs entre professores de Biologia da rede estadual de ensino de Campina Grande-PB, uma amostra de dez escolas foi selecionada aleatoriamente por sorteio de um conjunto de 29, e 30% dos professores de Biologia responderam a um questionário estruturado. Esses professores são em sua maioria (70,80%) do sexo feminino, com idade variando de 23 a 56 anos, tendo em média 41 anos. Eles possuem de três a 30 anos de atuação em sala de aula, com média de 16,5 anos; e 66% estão em exercício há mais de 10 anos. A maioria ingressou na carreira antes de concluir a graduação e a quase totalidade foi formada na Universidade Estadual da Paraíba. Do número de professores entrevistados, 75% deles compõem o quadro de efetivos (concursados) do Estado da Paraíba, enquanto 25% possuem vínculo empregatício temporário. Do total de entrevistados, 54% afirmou ser assinante de jornais/revistas. A totalidade dos professores relatou conhecer e ler esporadicamente a revista “Ciência Hoje”, embora somente 30% afirmaram utilizá-la em sala de aula. Em relação à revista “Genética na Escola”, somente um professor já a utilizou para planejamento de atividades didáticas. Essa pesquisa revelou que há uma lacuna entre o hábito de leitura dos textos de divulgação científica e seu uso em sala de aula. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Silvana Cristina dos Santos | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Biologia | pt_BR |
dc.subject | Didática | pt_BR |
dc.subject | Textos de divulgação científica | pt_BR |
dc.subject | Prática pedagógica | pt_BR |
dc.title | Ensino de Biologia: Uso de textos de divulgação científica por professores do Ensino Médio no município de Campina Grande - PB | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 11 / 16 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Gabriella Brandão da Rocha Santos.pdf | PDF - Gabriella Brandão da Rocha Santos | 1.58 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.