Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8973
Título: Avaliação de impactos ambientais provocados pelos festejos juninos no Parque do Povo, Campina Grande - PB
Autor(es): Borborema, Henrique Douglas dos Santos
Palavras-chave: Impactos ambientais
Festejos juninos
Sustentabilidade
Educação ambiental
Data do documento: 12-Dez-2014
Resumo: Os festejos juninos de Campina Grande constituem o evento conhecido como “O Maior São João do Mundo”, e a maioria das atividades festivas ocorre no Parque do Povo. Manifestações culturais desta magnitude, além de desencadear impactos econômicos e sociais positivos, provocam impactos ambientais negativos relevantes. Nesta perspectiva, o presente estudo objetivou identificar e avaliar os impactos ambientais provocados pelos festejos juninos no Parque do Povo, na edição de 2014. Para tal, foram confeccionadas matrizes para análise dos impactos identificados. Foram feitas visitas ao Parque do Povo com o propósito de observação dos impactos, e uma consulta pública foi conduzida para identificar a percepção da população de Campina Grande acerca da realização do evento. Verificou-se que os principais impactos positivos estão relacionados à economia e cultura regional e os negativos com a insegurança, produção de resíduos sólidos, consumo irracional de água e produção excessiva de esgoto. Constatou-se que os impactos positivos justificam os negativos, entretanto medidas mitigadoras e compensatórias devem ser tomadas, objetivando a sustentabilidade do evento, uma vez que a maioria dos impactos negativos é reversível. Dentre as várias proposições para minimização dos impactos negativos, a Educação Ambiental figura como uma medida eficiente que deve ser trabalhada em todos os segmentos sociais envolvidos na realização do evento. Conclui-se que os impactos negativos provocados pelo evento são significativos e que ações devem ser postas em prática para que se torne sustentável.
Descrição: BORBOREMA, H. D. dos S. Avaliação de impactos ambientais provocados pelos festejos juninos no Parque do Povo, Campina Grande - PB. 2014. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8973
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Henrique Douglas dos Santos Borborema.pdfPDF - Henrique Douglas dos Santos Borborema1.2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.