Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8980
Título: A importância do Laboratório de Química da rede estadual de ensino como recurso prático pedagógico
Autor(es): Silva, Sérgio Dantas da
Palavras-chave: Ensino de Química
Ensino-aprendizagem
Prática experimental
Aulas laboratoriais
Data do documento: 4-Dez-2015
Resumo: O ensino de química é de fundamental importância na aprendizagem dos alunos do ensino médio, por esta ciência estar diretamente interligada entre teoria/pratica, precisa obrigatoriamente ser vislumbrada como um todo, não ficando inacabada, se restringindo apenas a parte teórica esplanada meramente em sala de aula; As aulas práticas são uma ferramenta pedagógica extremamente, eficiente no ensino de um melhor compreensão dos conteúdos de química, facilitando assim o ensino aprendizagem. Os experimentos facilitam a compreensão da natureza da química e dos seus amplos conceitos, auxiliam no desenvolvimento de despertar cientifico e no diagnóstico de concepções não científicas. Para que isto ocorra é de fundamental importância a atuação do professor como, profissional responsável pelo processo de ensino aprendizagem do ensino de química, focando no aprendizado do aluno.Nesta perspectiva este trabalho teve como objetivo diagnosticar junto aos professores de Química da rede Pública Estadual de Ensino da cidade de Campina Grande, Paraíba, o prazer de trabalhar com questões práticas, vivenciadas no laboratório de química, relacionadas as suas atividades teóricas em sala de aula.Para a execussão da pesquisa, se realizou por meio do método qualitativo-quantitativo, através da aplicação de questionários, por se tratar de uma amostra, pautada em uma pesquisa de campo investigativa, compartimentado em etapas que se referem ao levantamento e análise do material coletadona pesquisa, sendo utilizado ainda revisão bibliográfica constituida principalmente a partir de livros, artigos, revistas,dissertações e demais materiais disponibilizados na Internet.Os resultados demonstraram indicativos positivos, quanto a utilização do laboratório de química, visto que um numero consideravel de professores de química afirmaram desenvolverem projetos junto a turma, fazendo uso do mesmo bimestralmente, os quais acreditam na importância de associar teoria e pratica junto ao processo de ensino aprendizagem.
Descrição: SILVA, S. D. A importância do Laboratório de Química da rede estadual de ensino como recurso prático pedagógico. 2015. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8980
Aparece nas coleções:05 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Sérgio Dantas da Silva.pdfPDF - Sérgio Dantas da Silva524.83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.