Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8989
Título: Efeito antimicrobiano in vitro de Guapira glaciliflora Mart. e Eritrina velutina sobre microrganismos orais
Autor(es): Santos, Anderson Maikon de Souza
Palavras-chave: Plantas medicinais
Atividade antimicrobiana
Infecções orais
Data do documento: 27-Nov-2014
Resumo: O aumento de microrganismos resistentes aos antibióticos convencionais impulsiona a busca de novas fontes de substâncias antimicrobianas nas plantas medicinais a serem usadas contra microrganismos que acometem a cavidade oral. O presente estudo objetivou avaliar a atividade antimicrobiana das folhas de Guapira gracilifloraMart. (joão-mole) e da casca de Eritrina velutina (mulungu) sobre microrganismos orais através do método da microdiluição em caldo. Utilizaram-se extratos vegetais brutos oriundos das folhas da G. gracilifloraMart. e da casca da Eritrina velutina . De cada espécie vegetal, foram obtidos três extratos hidroalcóolicos em diferentes concentrações (30%, 50%, 70%), e um extrato etanólico. Em seguida foi avaliado o potencial antimicrobiano desses extratos sobre cinco microrganismos da flora oral: Streptococcus mutans (ATCC 25175), Streptococcus salivarius (ATCC 7073), Streptococcus oralis (ATCC1055), Streptococcus parasanguinis (ATCC 903) e Candida albicans (ATCC 18804), através da técnica da microdiluição em caldo. Os extratos da Eritrina velutina apresentaram relevante sensibilidade a técnica da microdiluição em caldo, apresentando atividade contra todos os microrganismos, mostrando melhor desempenho que os extratos da G. Graciliflora Mart. Todos os extratos apresentaram atividade antifúngica frente a C.albicans. Diante desses achados, foi possível concluir que os extratos testados apresentaram atividade antimicrobiana contra microrganismos orais, caracterizando-se como alternativas promissoras para o desenvolvimento de novos produtos com propriedades antimicrobianas de uso na odontologia.
Descrição: SANTOS, A. M. de S. Efeito antimicrobiano in vitro de Guapira glaciliflora Mart. e Eritrina velutina sobre microrganismos orais. 2014. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8989
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Anderson Maikon de Souza Santos.pdfPDF - Anderson Maikon de Souza Santos418.42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.