Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8996
Título: Influência da utilização do ultrassom na remoção da medicação intracanal à base de Ca(OH)2 em canais radiculares instrumentados com o Sistema Rotatório Protaper Universal™
Autor(es): Bezerra, Rosane Vanessa Machado
Palavras-chave: Ultrassom
Endodontia
Hidróxido de cálcio
Data do documento: 3-Dez-2014
Resumo: Remanescentes de Hidróxido de Cálcio no interior dos canais radiculares podem interferir na qualidade da obturação endodôntica. O selamento poderá ser comprometido, em função da sua solubilidade. Tal fato poderá resultar em insucesso no tratamento e malefícios ao paciente. O objetivo deste estudo foi avaliar a influência da utilização do ultrassom na remoção da medicação intracanal à base de Ca(OH) em canais radiculares instrumentados com o sistema rotatório ProTaper Universal. A amostra foi composta por 42 pré molares inferiores, extraídos por motivos ortodônticos, que foram instrumentados com o sistema rotatório ProTaper 2 Universal , preenchidos com medicação intracanal. Após 7 dias, os espécimes foram divididos em 6 grupos, para a análise da técnica de remoção da medicação intracanal.Todos os espécimes, após a remoção do Ca(OH) , foram submersos em nanquim por sete dias ,clivados e avaliados por três avaliadores. Para análise estatística foi utilizado o teste Exato de Fisher. Os dados foram analisados através do SPSS (StatisticalPackage for the Social Sciences) na versão 21. Os resultados baseados na moda, mostraram que o ultrassom foi eficaz na remoção da medicação quando associados ao uso do EDTA 17%, em todos os terços. No terço apical, especialmente (77,8%), quando comparado ao grupo em que o EDTA 17% não foi utilizado nesse terço(44,4%), ou mesmo aos grupos Protaper com EDTA (33,3%) ou sem a sua utilização (55,6%). Pode-se concluir que a utilização do ultrassom associado ao NaOCl a 1% e ao EDTA é efetivo na remoção do Hidróxido de cálcio. No entanto, sua utilização sem auxilio do EDTA 17% não apresentou resultados satisfatórios, não sendo indicado para remoção dessa medicação.
Descrição: BEZERRA, R. V. M. Influência da utilização do ultrassom na remoção da medicação intracanal à base de Ca(OH)2 em canais radiculares instrumentados com o Sistema Rotatório Protaper Universal™. 2014. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8996
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rosane Vanessa Machado Bezerra.pdfPDF - Rosane Vanessa Machado Bezerra1.04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.