Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9010
Título: Avaliação do desempenho de lagoas de polimento em fluxo contínuo e semicontínuo no pós-tratamento de efluentes de reator UASB
Autor(es): Lucena, Danyllo Vieira de
Palavras-chave: Tratamento biológico de esgoto
Lagoas de polimento
Remoção de organismos patogênicos
Reator UASB
Data do documento: 26-Fev-2016
Resumo: Este trabalho teve como objetivo a avaliação do desempenho de lagoas de polimento de fluxo contínuo e batelada no pós-tratamento de efluente de reator UASB (Upflow Anaerobic Sludge Blanket). A importância deste estudo concerne no fato de que as lagoas de polimento são consideradas uma ótima alternativa para o pós-tratamento de reatores anaeróbios por apresentarem baixo custo de concepção e obtenção de resultados positivos na adequação do efluente final para as normas vigentes, principalmente no que diz respeito à remoção de organismos patogênicos. Assim, utilizou-se um sistema piloto de tratamento de esgoto constituído por um reator anaeróbio de manta de lodo (UASB) para remoção de matéria orgânica e sólida, seguida de um pós-tratamento dos efluentes obtidos em lagoas de polimento de fluxo contínuo e de batelada, para remoção de nutrientes e organismos patógenos. Os resultados indicaram, respectivamente, para as lagoas de fluxo contínuo e batelada, que a eficiência de remoção de matéria orgânica expressa em DQO foi de 17,88% e 21,03%, o percentual de remoção de nitrogênio total Kjeldahl foi de 25,47% e 41,24%, para remoção de nitrogênio amoniacal os percentuais foram de 28,75% e 45,59%, o fósforo total teve taxa de remoção de 24,24% e 21,23%, para remoção de ortofosfato a porcentagem foi de 41,71% e 34,73%, já os coliformes termotolerantes apresentaram percentual de remoção de 95,3% e 95,8%. Os sólidos (SST- sólidos suspensos totais e SSV- sólidos suspensos voláteis) apresentaram elevação nos valores obtidos. O pH obtido variou em torno de 8,1 a 8,8. A partir dos resultados, conclui-se que o sistema estudado pode ser aplicado apenas para a irrigação restrita de plantas cerealíferas e forrageiras que são utilizadas para alimentação e forragem animal.
Descrição: LUCENA, D. V. de. Avaliação do desempenho de lagoas de polimento em fluxo contínuo e semicontínuo no pós-tratamento de efluentes de reator UASB. 2016. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9010
Aparece nas coleções:01 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Danyllo Vieira de Lucena.pdfPDF - Danyllo Vieira de Lucena1.07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.