Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9013
Título: Análise de um sistema de aproveitamento de água pluvial no Centro de Integração Acadêmica da UEPB, Campina Grande, Paraíba
Autor(es): Sordi, Mariah de
Palavras-chave: Aproveitamento de água pluvial
Não potável
Análise econômica
Centro de Integração Acadêmica da UEPB
Data do documento: 26-Fev-2016
Resumo: Este trabalho analisou a implantação de um sistema de aproveitamento de água pluvial para abastecimento de sanitários no Centro de Integração Acadêmica (CIAc), Campus I da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Campina Grande/PB. Primeiramente, foram realizados levantamentos de dados de precipitação média da cidade de Campina Grande e a quantidade média mensal de água consumida no prédio em estudo, através das medições da CAGEPA – Companhia de Água e Esgoto da Paraíba. Diante dessas informações foi possível quantificar a parcela de água consumida que é destinada aos vasos sanitários e dimensionar o reservatório de acumulação da água da chuva, orçado em R$ 70.757,81. Todas essas etapas foram necessárias para a avaliação do potencial de economia de água potável, que resultou em 56,1%. O período de retorno do investimento foi de 1 ano e 11 meses. Assim, constatou-se que a implantação de um sistema de aproveitamento de água pluvial no local do estudo mostrou-se economicamente viável para a instituição de ensino estudada, pois, além de apresentar um período de retorno do investimento relativamente curto, proporciona grande potencial de economia de água potável.
Descrição: SORDI, Mariah. Análise de um sistema de aproveitamento de água pluvial no Centro de Integração Acadêmica da UEPB, Campina Grande, Paraíba. 2016. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9013
Aparece nas coleções:01 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Mariah de Sordi.pdfPDF - Mariah de Sordi1.06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.