Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9024
Título: Associações entre fatores sociodemográficos e diabetes mellitus tipo 2 em idosos com plegias por acidente vascular encefálico
Autor(es): Santos, Maria Thaynar Maia Pinto
Palavras-chave: Saúde do idoso
Diabetes mellitus
Hipertensão arterial
Acidente Vascular Cerebral
Data do documento: 5-Dez-2014
Resumo: Objetivou-se investigar associações entre fatores sociodemográficos e Diabetes Mellitus tipo 2 em idosos com plegias por acidente vascular encefálico. Estudo transversal, com abordagem quantitativa, realizado em 2014, nas unidades de Saúde da Família de Campina Grande/PB, Brasil. Participaram da investigação 100 sujeitos que responderam um formulário sociodemográfico e um formulário com questões fechadas referentes às variáveis dos fatores de risco para diabetes mellitus. Foi realizada uma primeira visita para aplicação dos questionários e, uma segunda, para mensuração da glicemia capilar de jejum. Os dados coletados foram implantados em um banco de dados eletrônico e analisados por meio do programa SPSS, sendo realizados os testes de Qui-quadrado e Fisher. Verificaram-se IMC alterado em 42%, e circunferência abdominal alterada em 51%. No que tange aos achados de glicemia de jejum verificou-se que 45% apresentam alterações. Referiram possuir DM2 38% dos sujeitos. Verificou-se associação entre DM com as variáveis raça (p= 0,035) e anos de estudo (p= 0,035). Conclui-se que os fatores sociodemográficos podem estar influenciando os níveis glicêmicos de idosos após acidente vascular encefálico.
Descrição: SANTOS, M. T. M. P. Associações entre fatores sociodemográficos e diabetes mellitus tipo 2 em idosos com plegias por acidente vascular encefálico. 2014. 17f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9024
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Thaynar Maia Pinto Santos.pdfPDF - Maria Thaynar Maia Pinto Santos407.1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.