Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9035
Título: Confrontação de gêneros documentais: resgate da memória de Anayde Beiriz
Autor(es): Amorim, Walquíria Cabral Oliveira de
Palavras-chave: Anayde Beiriz
Gêneros documentais
Memória
Revolução de 1930
Resumo: O presente trabalho busca resgatar através da perspectiva arquivística a memória da professora e poetisa paraibana Anayde da Costa Beiriz por meio da confrontação de duas obras de referência em suportes e gêneros distintos o livro do escritor paraíbano José Jofilly intitulado Anayde Beiriz, Paixão e Morte na Revolução de 30 e o filme da cineasta carioca Tizuka Yamasaki, Parahyba, Mulher Macho. Expomos as relações de suportes e gêneros documentais, demonstrando que cada um pode conter informações divergentes devido ao processo criativo próprio de cada autor, podendo assim apresentar informações e “distorções” acerca da vida de Anayde Beiriz. Refletimos conceitos de memória individual e coletiva de pensadores renomados sobre a temática , Maurice Halbawachs e Jacques Le Goff. Para realizar o resgate da memória de Anayde Beiriz se fez necessário relatar o contexto político sócio-político e econômico da época, enfatizando o risco de ocorrer manipulação de memória quando há uma luta de classes, no qual poderá existir uma tendência à adulteração da história em favor da classe dominante. Incluímos a função social dos arquivos e sua imparcialidade como instrumento de salvaguarda de memória.
Descrição: AMORIM, W. C. O. de. Confrontação de gêneros documentais: resgate da memória de Anayde Beiriz. 2014. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9035
ISSN: CDD 363.69
Aparece nas coleções:53 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Walquíria Cabral Oliveira de Amorim.pdfWalquíria Cabral Oliveira de Amorim5.23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.