Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9037
Título: Informação e religião: difusão cultural sobre os registros documentais da Santa Casa da Misericórdia da Paraíba
Autor(es): Videres, Ana Maria Ferreira
Palavras-chave: Difusão cultural
Santa Casa de Misericórdia
Informação arquivística
Arquivo público
Data do documento: 5-Dez-2014
Resumo: No contexto da sociedade da informação do século XXI, embora muitos avanços tenham sido alcançados quanto à disponibilização da informação, pouco se sabe sobre os serviços de difusão cultural, enquanto atividade essencial para interligar o arquivo público à sociedade. Este trabalho buscou caracterizar o processo de Difusão Cultural de documentos históricos do Arquivo da Santa Casa de Misericórdia da Paraíba, propondo a utilização de um veículo comunicacional para difundir o acervo documental do arquivo à comunidade local. Em virtude da necessidade de tornar os arquivos fonte de pesquisa, acessíveis à sociedade, buscamos elucidar a questão que motivou esta pesquisa: “Como propiciar um processo de difusão cultural para o Arquivo da Santa Casa de Misericórdia da Paraíba?” Em termos metodológicos, trata-se de uma pesquisa empírica, de abordagem qualitativa de tipo descritivo, exploratório e documental. O universo da pesquisa compreendeu o Arquivo da Santa Casa de Misericórdia da Paraíba. Mediante a análise dos dados obtidos por meio da observação direta, idenficamos a inexistência de uma política de difusão cultural para os documentos do arquivo, embora haja a intenção, por parte do gestor da instituição, em difundir o arquivo para a comunidade local faltam recursos (físicos, financeiros e de pessoal) para o desenvolvimento de programas voltados para organização e difusão do acervo. A pesquisa conclui chamando atenção para a necessidade de preservação do arquivo para difundi-lo à sociedade visando possibilitar maior acesso a cultura e a história local a partir da difusão da informação documental existente no arquivo da Santa Casa de Misericórdia da Paraiba.
Descrição: VIDERES, A. M. F. Informação e religião: difusão cultural sobre os registros documentais da Santa Casa da Misericórdia da Paraíba. 2014. 92f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9037
Aparece nas coleções:53 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ana Maria Ferreira Videres.pdfAna Maria Ferreira Videres2.63 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.