Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9086
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Emerson Erick Vieira da-
dc.date.accessioned2016-03-11T22:37:09Z-
dc.date.available2016-03-11T22:37:09Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.other21. ed. CDD 372.8-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9086-
dc.descriptionSILVA, E. E. V. Avaliação do Ensino de Química atual e as mudanças ocorridas pós Enem na Cidade de Pombal - PB. 2015. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Exatas)–Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2015.pt_BR
dc.description.abstractA Química é considerada uma disciplina de difícil compreensão e traz consigo a aversão de alunos e também de futuros professores da área, que se tornam cada vez mais escassos, havendo a necessidade de mudanças na busca pela evolução do ensino. Com a proposta do novo Ensino Médio e o ENEM passando a ser o mecanismo único de acessos às universidades e institutos federais, o ensino precisou passar por alterações a fim de se tornar mais próximo da realidade dos principais envolvidos, como são colocados nos questionamentos das avaliações do MEC. Este estudo teve como objetivo avaliar o atual ensino de Química e compreender as mudanças ocorridas pós-adoção do ENEM, através da visão de alunos e professores. Para isso foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 64 alunos e 13 professores de escolas do Município de Pombal-PB, com o intuito de obter dados quali-quantitativos de forma direcionada ao Ensino de Química, o ENEM e as mudanças ocorridas nos últimos anos e após isto, tirar conclusões sobre o tema. Após este estudo percebe-se que o ensino deste componente curricular passou por mudanças significativas pós esse exame, deixando de ser uma disciplina que tinha como base as ciências exatas, através da exposição de teorias, fórmulas, símbolos e cálculos matemáticos, para se tornar um componente mais funcional, através da contextualização dos tópicos estudados, aliada a interdisciplinaridade, que juntos garantem uma formação mais eficaz. Além disso, as novas metodologias adotadas pelos professores os tornam facilitadores do processo de ensino e aprendizagem, com a intenção de formar cidadãos mais conscientes do conhecimento químico adquirido, para que possam agir ativamente na sociedade em que estão inseridos.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Soraia Carvalho de Souzapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectENEMpt_BR
dc.subjectEnsino de Químicapt_BR
dc.subjectPombal - PBpt_BR
dc.titleAvaliação do Ensino de Química atual e as mudanças ocorridas pós Enem na Cidade de Pombal - PBpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:82 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Emerson Erick Vieira da Silva.pdf9.17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.