Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9088
Título: O Ensino de Matemática e uma reflexão sobre os fatores que dificultam sua aprendizagem no Ensino Fundamental II na Cidade de Santa Teresinha - PB
Autor(es): Ferreira Neta, Felicidade
Palavras-chave: Dificuldades de Aprendizagem
Ensino de Matemática
Ensino Fundamental
Data do documento: 2015
Resumo: A Matemática é considerada pela maioria dos alunos de todos os níveis educacionais como um obstáculo para prosseguir nos estudos. Observa-se na prática pedagógica que enquanto alguns sentem apreço por esta disciplina outros apresentam muitas dificuldades para aprendê-la. Apesar disso, nota-se que há um consenso com relação à sua importância tanto no contexto escolar quanto na sociedade. O objetivo desta pesquisa foi investigar o atual ensino de Matemática na cidade de Santa Teresinha – PB e refletir sobre os fatores que levam os educandos a terem dificuldades na sua aprendizagem. O tipo de pesquisa desenvolvida foi de campo com abordagens quantitativas e qualitativas. O instrumento utilizado foi um questionário e o público-alvo foram 115 alunos do Ensino Fundamental, em turmas de 6°, 7°, 8° e 9° anos de duas instituições de ensino da rede pública municipal, situadas na referida cidade. Na pesquisa constatamos que realmente existem dificuldades na aprendizagem da Matemática e que elas são decorrentes de vários fatores, entre eles, o fato de ser uma ciência abstrata que apresenta muitas fórmulas e cálculos, de ter uma linguagem difícil de ser compreendida, o distanciamento entre os conteúdos vistos e a realidade e a metodologia utilizada pelos professores.
Descrição: FERREIRA NETA, F. O Ensino de Matemática e uma reflexão sobre os fatores que dificultam sua aprendizagem no Ensino Fundamental II na Cidade de Santa Teresinha - PB. 2015. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Exatas)–Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9088
Aparece nas coleções:82 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Felicidade Ferreira Neta.pdf9.72 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.