Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9089
Título: Utilização de jogos como Metodologia de Ensino da Matemática: um estudo da realidade de uma turma do 6º ano do Ensino Fundamental
Autor(es): Silva, Geisa Maria de Souza
Palavras-chave: Ensino de Matemática
Jogos matemáticos
Ensino-aprendizagem
Data do documento: 2015
Resumo: A matemática enfrenta inúmeras problemáticas que envolvem o seu ensino e as dificuldades encontradas pelos alunos são grandes e pedem por mudanças na forma de construir conhecimento matemático. O objetivo para este trabalho é analisar a percepção dos alunos sobre a utilização de jogos matemáticos em sala de aula como ferramenta auxiliar da aprendizagem. Como objetivos específicos foram selecionados para este estudo: Compreender a dinâmica de sala de aula a partir da aplicação de uma atividade com jogos matemáticos; a analisar a partir dos dados coletados e da aplicação de um jogo matemático o contexto da sala de aula na percepção dos alunos. A presente pesquisa se caracteriza como descritiva, bibliográfica, de campo com a aplicação de questionário autoaplicáveis a uma turma de alunos do sexto (6º) ano do Ensino Fundamental e de uma atividade com jogos matemáticos. É uma pesquisa quantitativa com análise de dados qualitativa quanto a forma de abordagem. A pesquisa ocorreu numa escola pública municipal de uma cidade do sertão da Paraíba. A pesquisa revelou que 76% dos alunos gostam de matemática e 81% sentem dificuldade em aprender a disciplina. 95% deles acreditam que aprenderiam mais com a utilização de jogos em sala de aula. Outro ponto importante a considerar é que na aplicação do jogo em sala de aula ficou evidente que há uma distância entre o conteúdo ministrado e uma aprendizagem efetiva pelos alunos.
Descrição: SILVA, G. M. S. Utilização de jogos como Metodologia de Ensino da Matemática: um estudo da realidade de uma turma do 6 º ano do Ensino Fundamental. 2015. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Exatas)–Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9089
Aparece nas coleções:82 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Geisa Maria de Souza Silva.pdf5.55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.