Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9119
Título: Esencia del sentido gitano através del cante flamenco
Autor(es): Silva, Gerlane
Palavras-chave: Cultura Espanhola
Flamenco
Música
Data do documento: 9-Dez-2014
Resumo: O presente trabalho tem como tema fazer uma simples investigação pela historia do Flamenco em Andaluzia, sua origem, seu sentido, suas raízes, para mostrar a essência do cante Cigano que no Sul da Espanha criaram esta „música‟ diariamente desde sua chegada em Andaluzia no século XV. Porem, o flamenco não é só um gênero musical, com tudo, é também a herança de uma civilização onde em ritmos musical expressavam suas lamentações, seus pensamentos, sua identidade y cultura através de seus cantes. Ao decorrer do tempo com os estudos e investigações a UNESCO declarou em novembro de 2010 ao flamenco como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. Para fazer um estudo sobre um tema tão importante para a cultura Europeia, analisaremos desde suas aparições com a condição do povo nômade y errante dos ciganos determinando assim que servissem de correia de transmissão entre o mundo marginal mourisco y a cultura urbana. Até hoje, com a combinação de rock, pop, salsa, jazz, rumba y „cantaores‟ que produzem um novo flamenco y a preocupação com a perda do puro sentido dos cantes. Causando com esta evolução uma troca de instrumentos nos cantes, de publico ouvinte y adepto da dança, da expressão y sentimentos ao cantar e dançar. Com isso, o objetivo deste trabalho é fazer com que as pessoas tenham conhecimento da importância do flamenco não só como dança, musica, mas também como expressão cultural dos cantes ciganos e suas varias influencias.
Descrição: Silva, G. Esencia del sentido gitano através del cante flamenco. 2014. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Espanhola) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9119
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Gerlane Silva.pdf688.34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.