Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9132
Título: O preço do adultério a luz do discurso ideológico religioso cristão na obra Ciranda de Pedra
Autor(es): Pereira, Suênia Cavalcante
Palavras-chave: Romance Brasileiro
Adultério
Religião
Dialogismo
Data do documento: 19-Jun-2015
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo mostrar e compreender a relação existente entre o adultério, o discurso ideológico religioso cristão e a prática de vida dos personagens principais do romance Ciranda de Pedra, especialmente, Virgínea. Num primeiro momento, analisou-se como o discurso ideológico religioso cristão opera em suas vidas, no que diz respeito ao efeito sócio-ideológico que o discurso interiormente persuasivo pode acarretar na vida dos personagens e na sua relação com seus pares. Para tanto, empreendeu-se uma análise comparativa entre o texto bíblico e passagens da obra estudada com base no conceito de Dialogismo, elaborado pelo linguista russo Mikhail Bakhtin, que estuda o processo da interação social; compreendendo que a palavra multiacentual e plurivocal, no discurso religioso e no modo como ele é tratado e vivido pela personagem, mostra-se de forma evidente. Em seguida, buscou-se compreender com o auxílio das semânticas formal e lexical, os sentidos da palavra morte tanto na obra, quanto na história do rei Davi, contida na Bíblia, que se mostra como réplica do diálogo social que condiciona e influencia a relação das personagens com o discurso religioso cristão, que se coloca num contexto pluridiscursivo.
Descrição: Pereira, S. C. O preço do adultério a luz do discurso ideológico religioso cristão na obra Ciranda de Pedra. 2015. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9132
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Suênia Cavalcante Pereira.pdf9.19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.