Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9169
Título: Caracterização do ciclo horário da chuva para Areia e Campina Grande - PB
Autor(es): Aguiar, Danilo Barbosa de
Palavras-chave: Precipitação
Chuva - Ciclo Horário
Estação Meteorológica Automática
Hidrologia
Data do documento: 2-Dez-2015
Resumo: A precipitação pluvial, no semiárido nordestino, é o elemento do clima que apresenta maior variabilidade tanto em quantidade quanto em distribuição, especialmente, na escala temporal. O advento da automação de dados meteorológicos possibilitou estudar a precipitação numa escala de tempo menor e, portanto, estabelecer o seu ciclo horário. Para isso, duas séries horárias de chuvas, disponibilizadas pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), das estações meteorológicas automáticas, instaladas em Areia e Campina Grande, Paraíba, Brasil, foram utilizadas para caracterizar o seu ciclo horário, sendo essas determinações os objetivos principais. As séries de dados horários de um período de seis anos foram analisadas, mediante critérios e métodos estatísticos, das distribuições de frequência, de medidas de tendência central e de dispersão. As médias horárias (diárias, mensais e sazonais), foram agrupadas em intervalos regulares de seis horas e as intensidades da chuva (mm.h-1), classificadas como: muito fraca, fraca, moderada, forte e muito forte. Os principais resultados revelaram que o regime pluvial é irregular, o período chuvoso concentra-se entre o final da tarde e o inicio da noite, com predomínio das classes de intensidade de chuva forte e muito forte. A média da intensidade horária da chuva em Areia foi cerca de duas vezes maior que a Campina Grande. Já, as maiores alturas de chuvas, em mm.h-1, ocorrem nas estações outono e inverno e as menores, na primavera, no qual não houvera nenhum registro de intensidade muito forte.
Descrição: Aguiar, D. B. de. Caracterização do ciclo horário da chuva para Areia e Campina Grande - PB. 2015. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9169
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Danilo Barbosa de Aguiar.pdf16.58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.