Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/919
Título: Educação Física Escolar : horizontes de sentido para a dança no Programa Mais Educação
Autor(es): Santos, Vera Lúcia Vieira
Palavras-chave: Políticas públicas
Educação física
Dança
Data do documento: 12-Jun-2013
Resumo: Esta pesquisa realizou um estudo sobre o Programa Mais Educação (PME) que é integrante do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). O PME tem como ponto principal contemplar a Educação Integral por meio de atividades socioeducativas no contra turno realizadas dentro e fora da escola no ensino básico, tendo como público alvo crianças, jovens e adolescentes. O estudo teve como objetivo central identificar e analisar documentos norteadores (no formato impresso) do Programa Mais Educação no sentido de estabelecer diálogos com o conhecimento da Educação Física na escola, na especificidade do conteúdo dança; bem como apontar caminhos para a Oficina Dança a partir da elaboração de um plano de curso. Identificou-se que referenciais da Educação Física apresentados pelos PCNs (1997 e 1998) foram elementos estruturais para o PME, destacados pelos macrocampos Esporte e lazer, Cultura, Artes e Educação Patrimonial, Promoção da saúde e educomunicações. Na especificidade da oficina dança, o programa acompanha referências tanto dos PCN de Educação Física e de Artes. De forma que o estudo ressaltou a Dança como um conteúdo a ser trabalhado na escola, considerando que para o PME é necessário o diálogo com o projeto político pedagógico da escola.
Descrição: SANTOS, V. L. V. Educação Física Escolar: horizontes de sentido para a Dança no Programa Mais Educação. 2013. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/919
Aparece nas coleções:I - EEFE - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Vera Lúcia Vieira Santos.PDFPDF - Vera Lúcia Vieira Santos523.73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.