Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9195
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCunha, Denner Araújo-
dc.date.accessioned2016-03-15T12:26:04Z-
dc.date.available2016-03-15T12:26:04Z-
dc.date.issued2015-12-03-
dc.identifier.otherCDD 372.65-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9195-
dc.descriptionCunha, Denner Araújo. A prática do professor-aluno de língua inglesa permeada pelas NTICS: a aplicação de uma sequência didática em sala de aula de estágio supervisionado. 2015. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Inglesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.pt_BR
dc.description.abstractEm nossa contemporaneidade, torna-se inegável a importância que a língua inglesa (LI) exerce sobre todas as classes sociais. Utilizada por toda a comunidade global e em diversas áreas, o inglês como língua alvo passa por variadas alterações para que possa satisfazer as diversas necessidades de comunicação. Uma dessas alterações consiste numa integração efetiva das Novas Tecnologias da Comunicação e Informação (NTICs) ao ensino de línguas, conferindo-lhe um caráter mais produtivo. Neste aspecto, professores podem se beneficiar dessa integração, pelo fato de funcionarem como facilitadoras do processo de ensinoaprendizagem. Diante desta ideia, este trabalho, classificado como estudo de caso, teve como objetivo geral investigar como o uso das NTICsinfluenciano processo de ensino de produção textual do professor-aluno de LI em turmas de ensino médio em escolas da rede pública, tendo como base a aplicação de uma SD. Desta forma, para embasarmos nossa pesquisa,inicialmente estudamos o trabalho de alguns teóricos, bem como alguns documentos dentre os quais citamos: Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio – PCNEM (BRASIL, 2000), as Orientações Curriculares para o Ensino Médio– OCPEM (BRASIL, 2006), bem como Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais – OECPCN (BRASIL, 2002). Posteriormente, fizemos menção ao uso das NTICs no contexto educacional, focando primordialmente o trabalho do professor por meio da utilização de aparatos tecnológicos. Os teóricos que embasaram essa discussão foram Santos, Beato e Aragão (2010) e Di Maio e Setzer (2011). Por último, nosso foco teórico apontou a aplicabilidade das NTICs ao processo de ensino-aprendizagem de (LI). Em defesa deste último tópico temos os seguintes teóricos: Alves (2006), Santos, Beato e Aragão (2010), Sales (2009), Richards &Renandya (2002), Jones & Sato (1998), Gilakjani (2012).Ao final de nossa pesquisa, percebemos que o uso das NTICs em sala de aula nos leva a confirmação do quão relevante é a inserção de aparatos tecnológicos à prática docente, uma vez queelas contribuem e facilitam o trabalho do professor de LI, proporcionando um melhor desenvolvimento na aplicação de diferentes projetos pedagógicos.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Maria Telma Sueli Farias Ferreirapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsino de Língua Inglesapt_BR
dc.subjectNovas Tecnologias de Informação e Comunicação - NTICpt_BR
dc.subjectRecurso Didáticopt_BR
dc.subjectProdução Textualpt_BR
dc.titleA prática do professor-aluno de língua inglesa permeada pelas NTICS: a aplicação de uma sequência didática em sala de aula de estágio supervisionadopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Denner Araújo Cunha.pdf16.9 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.