Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9214
Título: Contação de História: despertando o leitor para o mundo da fantasia
Autor(es): Rêgo, Gleciana Monteiro Brito do
Palavras-chave: Leitura
Educação infantil
Desenvolvimento
Data do documento: 1-Ago-2015
Resumo: A história está presente em nossa cultura há muito tempo e vêm sendo transmitida de geração para geração, por isso as crianças e jovens aprendem com histórias vividas e contadas por seus pais, avós e parentes que compartilham suas experiências. Por issoas histórias podem ser contadas às crianças desde muito cedo para porque elas auxiliam as crianças na elaboração de seus sentimentos, já que as emoções sentidas por meio das narrativas preparam-nas para vivenciarem essas emoções no mundo real de forma mais racional e equilibrada. Este estudo pretendeu analisar a importância pedagógica e o modo como o professor na condição de contador pode utilizar a historia como ferramenta em sua pratica docente visando otimizar o processo de escolarização das crianças de educação infantil e das series iniciais do ensino fundamental. Buscou-se para a consecução desse objetivo realizar uma pesquisa teórica, que teve como referencial metodológico a pesquisa bibliográfica, cuja se deu a partir da leitura de autores como, Abramovich (1997) Bajard (1992), Lerner(2002) Mainardes (s/d), Machado (2000), Coelho (2001), Freire (2005, entre outros. O referido artigo foi iniciado com a introdução, seguida da revisão bibliográfica na qual discutimos a contação de história abordando questões como histórico, o professor como contador de história, bem como a analise sobre a utilização dessa ferramenta na prática docente nas turmas de educação infantil e series iniciais do ensino fundamental e concluiu-se ser fundamental a utilização dessa ferramenta em sala de aula para despertar pequenos leitores, principalmente da educação infantil e estimulá-los a viver o mundo da imaginação, que nem sempre pode ser experimentado na realidade.
Descrição: RÊGO, Gleciana Monteiro Brito do. Contação de História: despertando o leitor para o mundo da fantasia. 2015. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia-PARFOR EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9214
Aparece nas coleções:33 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - GLECIANA MONTEIRO BRITO DO RÊGO.pdf532.24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.