Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9224
Título: Responsabilidade civil do Estado pela demora da prestação jurisdicional
Autor(es): Andrade, Alexandre Lemos Dutra de
Palavras-chave: Responsabilidade civil
Atividade jurisdicional
Razoável duração do processo
Data do documento: 26-Jul-2014
Resumo: A Responsabilidade Civil do Estado pela demora na prestação da atividade jurisdicional tem suscitado grandes discussões no âmbito do direito brasileiro. Por atividade jurisdicional compreende-se todo ato praticado no curso do processo pelo Estado-Juiz. Como serviço público, a prestação jurisdicional deve ser prestada de forma correta e tempestiva. Deve o poder público ser responsabilizado pela demora na prestação jurisdicional como denegação da justiça. A Constituição de 1988, em seu art. 37, § 6º, adota a responsabilidade objetiva das pessoas jurídicas, no entanto há divergências quanto à inclusão ou não da atividade jurisdicional neste dispositivo. A doutrina e a jurisprudência pátria ainda não se firmaram quanto à questão, mas há uma tendência doutrinária pela adoção da responsabilidade do Estado nessas situações. Assim sendo, o presente trabalho visa analisar a responsabilidade civil do Estado pela demora na prestação jurisdicional, com a intenção de demonstrar a necessidade da aplicação de uma sanção ao ente público, objetivando o combate à impunidade daqueles que se amparam na falta de responsabilização para a eternização dos processos ensejando um grande descrédito na justiça.
Descrição: ANDRADE, A. L. D. de. Responsabilidade civil do Estado pela demora da prestação jurisdicional. 2014. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Prática Judiciária) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9224
Aparece nas coleções:V - PJ - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Alexandre Lemos Dutra de Andrade.pdfAlexandre Lemos Dutra de Andrade675.36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.