Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9234
Título: Pré-diagnóstico do arquivo do orfanato Dom Ulrico, em João Pessoa - Paraíba
Autor(es): Costa, Adriana Rocha da
Palavras-chave: Arquivo escolar
Diagnóstico de arquivo
Gestão documental
Data do documento: 21-Out-2014
Resumo: Esta monografia tem como objetivo apresentar os resultados do pré-diagnóstico do acervo documental do Orfanato Dom Ulrico, visando identificar a real situação da massa documental, daquela instituição. Trata-se de um arquivo escolar que foi extinto, e onde funcionou no período compreendido entre 1922 a 2010, instituição escolar-benemerente que durante décadas produziu e recebeu documentos. A proposta partiu da necessidade de conhecer sua história e a localização do arquivo após encerramento das atividades educacionais no prédio da referida Instituição. A Instituição, ao longo dos anos, desenvolveu seu papel social voltado as crianças carentes dos 6 aos 18 anos, em especial as meninas paraibanas vítimas do abandono e da violência, oferecendo a elas um lugar amplo confortável e seguro, longe das mazelas sociais que assolava a capital no início do século XX, proporcionando em tempo integral uma educação escolar, profissional, moral, disciplinar sob regime religioso, administrado por freiras. O estudo fundamentou-se nas referências sobre Gestão Documental de alguns autores, como: Schellenberg (2006), Rosseau e Couture (1998), Ferreira (2011) e de diagnóstico discorrido por Lopes (2009), Ferreira e Melo (2008) e Cornelsen e Nelli (2006). Além desses autores, acrescenta-se à pesquisa outros autores para um melhor entendimento sobre sociedade disciplinar e de controle, como salienta Deleuze (1992) e Benelli (2004). Com esse estudo, conclui-se a necessidade de um tratamento arquivístico do acervo, como também a elaboração de um projeto de gestão como um todo ao seu espaço físico do Arquivo das escolas extintas da Paraíba, que garanta a preservação do patrimônio documental, e, sobretudo, sua Memória Social.
Descrição: COSTA, A. R. da. Pré-diagnóstico do arquivo do orfanato Dom Ulrico, em João Pessoa - Paraíba. 2014. 95f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9234
Aparece nas coleções:53 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Adriana Rocha da Costa.pdfAdriana Rocha da Costa3.9 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.