Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/927
Título: Indicadores de adiposidade: relação com o perfil lipídico e pressão arterial em adolescentes com excesso de peso
Autor(es): Amorim, Suellen Dantas de
Palavras-chave: Obesidade
Adolescente
Adiposidade
Enfermagem
Data do documento: 14-Jun-2013
Resumo: Em virtude da alta prevalência de obesidade na adolescência, foi vista a necessidade de estudar a associação entre os indicadores de adiposidade (Índice de Massa Corporal, Circunferência Abdominal, Relação Circunferência Abdominal-Estatura e Bioimpedância) e o perfil lipídico de adolescentes obesos. Tratou-se de um estudo transversal, quantitativo, realizado com 128 participantes de 10 a 18 anos atendidos no Centro de Obesidade Infantil no município de Campina Grande. Os participantes foram submetidos à avaliação do peso, estatura, circunferência do abdome e aferição da pressão arterial, e classificados de acordo com o estado nutricional. Também foram submetidos a coleta de sangue para avaliação do perfil lipídico. A bioimpedância elétrica foi realizada na primeira consulta clínica. Os resultados encontrados foram avaliados estaticamente com a versão 17.0 do programa SPSS e considerou-se o nível de significância de 5%. Dos avaliados, 67,2% eram do sexo feminino e 57% apresentavam obesidade acentuada. Entre os indicadores de adiposidade observou-se que a circunferência abdominal esteve alterada em 77,3% e a razão de circunferência abdominal-estatura em 97,7%. A distribuição de alterações lipídicas encontrada na amostra foi: 82% de HDL-c baixo, 39,8% de hipertrigliceridemia, 16,5 % de LDL-c elevado e 37% de CT alterado. A bioimpedância apresentou as associações mais significativas, sendo a relação entre o estado nutricional e a circunferência abdominal as mais fortes (p=0,000). Os resultados encontrados sugerem que a obesidade nesta faixa etária é forte fator de risco para as doenças cardiovasculares e dislipidemias, fatores que indicam a necessidade de intervenções imediatas e eficazes a fim de se prevenir a instalação das patologias associadas.
Descrição: AMORIM, S. D. de. Indicadores de adiposidade: relação com o perfil lipídico e pressão arterial em adolescentes com excesso de peso. 2012. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/927
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Suellen Dantas de Amorim.pdfSuellen Dantas de Amorim511.9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.