Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9271
Título: OBMEP: uma perspectiva para a ratificação da resolução de problemas como ferramenta metodológica
Autor(es): Gadelha, Roberta de Medeiros
Palavras-chave: Ensino de Matemática
OBMEP
Metodologia de ensino
Data do documento: 2015
Resumo: Este trabalho consiste em uma análise feita sobre os resultados da cidade de Paulista-PB, durante todas as edições das Olimpíadas de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), procurando ressaltar a metodologia preparatória utilizada na mesma pela professora Jonilda A. Ferreira, uma das principais responsáveis pelas premiações na cidade. Para isso, foi realizado um estudo sobre as principais características da OBMEP, explicitando todos os elementos constituintes da mesma, além de uma pesquisa sobre a Resolução de Problemas, método bastante indicado e discutido nos últimos anos por grandes pesquisadores da área para o melhoramento do ensino de matemática, buscando acentuar as quatro fases sugeridas por George Polya, um dos matemáticos mais importantes do século XX. Por último, serão expostas comparações entre resultados de outras cidades da Paraíba, procurando comprovar o real crescimento do município nesse tipo de competição que, consequentemente, ajuda na desmistificação ao medo e negatividade, tida pelos estudantes, no estudo da matemática ao longo dos anos.
Descrição: GADELHA, R. M. OBMEP: uma perspectiva para a ratificação da resolução de problemas como ferramenta metodológica. 2015. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Exatas)–Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9271
Aparece nas coleções:82 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Roberta de Medeiros Gadelha.pdf12.47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.