Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9272
Título: Jogos: um recurso didático alternativo para uma aprendizagem significativa no Ensino de Química
Autor(es): Santos, Roberta Tereza Menezes dos
Palavras-chave: Ensino de Química
Jogos educativos
Aprendizagem significativa
Data do documento: 2015
Resumo: Este trabalho apresenta uma proposta de investigação a cerca da ludicidade no ensino de Química, como instrumento pedagógico da prática docente. Onde se propõe a divulgar as contribuições dos jogos denominados de Memória Química e Bingo Químico. A proposição é investigar as perspectivas de tais recursos como agentes de construção de conhecimento e como ferramenta pedagógica. Pois existe uma estreita relação entre o sentido e o significado das ações desses jogos nos âmbitos linguístico, científico e pedagógico do ensino de Química. Logo este trabalho tem como principal objetivo buscar resolver as dificuldades relacionadas no processo de ensino e aprendizagem e buscar opções que gerem maior êxito escolar. A pesquisa combina as metodologias da pesquisa de campo, pesquisa quantitativa e qualitativa e foi realizada no ano de 2014, na qual analisou a aprendizagem de 39 alunos provenientes da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor João Noberto localizado em Santa Teresinha-PB. Para a coleta de dados utilizou-se um questionário que foi aplicado antes e depois da aplicação dos jogos, além da observação direta. Por meio dos resultados alcançados, implicam que os jogos são efetivos no processo de ensino dos conteúdos referentes à disciplina de Química e que promovem uma aprendizagem significativa, mostrando-se também competente em criar um espaço de alegria e descontração entre os alunos, sendo um real motivador para o ensino de Química.
Descrição: SANTOS, R. T. M. Jogos: um recurso didático alternativo para uma aprendizagem significativa no Ensino de Química. 2015. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Exatas)–Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9272
Aparece nas coleções:82 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Roberta Tereza Menezes dos Santos.pdf7.76 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.