Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9275
Título: A visão dos alunos e comunidade sobre o Rio Piranhas e sua importância para a cidade de Paulista - PB
Autor(es): Morais, Tátila Thais Ferreira de
Palavras-chave: Rio Piranhas
Educação Ambiental
Paulista - PB
Data do documento: 18-Jun-2015
Resumo: Atualmente, a degradação do meio ambiente representa um problema desafiador para Sociedade, pois, percebe-se que a falta de água potável vem sendo o assunto mais abordado ao longo dos dias, tendo em vista que a água é uma fonte de vida e sustentação da maioria dos seres vivos. A problemática desse estudo se dá na dificuldade que muitas cidades do Brasil e do mundo encontra-se quanto à escassez desse recurso natural. Portanto, esse estudo tem como finalidade mostrar um dos mais preocupantes problemas da cidade de Paulista - PB, a utilização errada das águas do Rio Piranhas, bem como expor os impactos ambientais causados pela poluição e degradação do rio, assim como, buscar recursos necessários para resolução desse problema. O estudo baseou-se em um levantamento bibliográfico, através de uma pesquisa de campo e com abordagens quanti-qualitativo, tendo como instrumentos dois questionários com questões objetivas e subjetivas, o primeiro aplicado para todas as turmas de 9° ano da E.M.E.F. Cândido de Assis Queiroga e um segundo com a comunidade de Paulista - PB, com objetivo de compreender a opinião dos entrevistados sobre a importância que tem o Rio Piranhas para a cidade, como também analisar a conscientização dos entrevistados quanto aos impactos ambientais existentes. Portanto, com a realização dessa pesquisa foi possível observar que muitos ainda não têm consciência quanto aos benefícios que a preservação do Rio Piranhas pode acarretar para as pessoas que dele usufrui, percebe-se que há muito a ser feito, no entanto, os resultados encontrados durante a pesquisa comprovam a preocupação da comunidade e principalmente da escola quanto ao baixo nível das águas do Rio e os impactos ambientais causados ao mesmo, além das doenças acarretadas por esses problemas, mas deixa evidente a falta de compromisso das autoridades com os problemas ambientais não só do Rio Piranhas, como de toda a cidade.
Descrição: MORAIS, T. T. F. A visão dos alunos e comunidade sobre o Rio Piranhas e sua importância para a cidade de Paulista - PB. 2015. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Exatas)–Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9275
Aparece nas coleções:82 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Tátila Thais Ferreira de Morais.pdf9.56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.