Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9298
Título: Crianças em acolhimento institucional: O lugar do sujeito de direito na escola
Autor(es): Santos, Carine Hellen Barreto dos
Palavras-chave: Psicologia educacional
Acolhimento institucional
Educação
Data do documento: 27-Nov-2014
Resumo: Afastados do seio familiar por abandono ou violação dos direitos, crianças e adolescentes passam a usufruir do serviço de acolhimento institucional. Este serviço tem como compromisso garantir o desenvolvimento integral, fortalecer a cidadania, autonomia e a inserção social de sujeitos acolhidos. As Orientações Técnicas para Serviços de Acolhimento preveem a articulação intersetorial, destacando-se neste estudo a articulação entre o serviço de acolhimento institucional e a escola. Logo conhecer o processo educativo dessas crianças é necessário. O objetivo desse estudo foi analisar as concepções de professores sobre o desempenho escolar de crianças e adolescentes em acolhimento institucional; sobre as intervenções e estratégias utilizadas por eles para o desenvolvimento educacional das mesmas e sobre a articulação entre os trabalhos realizados por esses profissionais e os profissionais das instituições de acolhimento. A amostra contou com a participação de 20 professores que lecionam para as crianças e adolescentes acolhidos em duas instituições municipais da cidade de Campina Grande- PB. Para a coleta de dados foi utilizada uma entrevista semiestruturada. Os dados foram analisados através de categorização temática. Foi verificado que o desempenho escolar está entre baixo e regular, os professores identificam inúmeras dificuldades no processo educacional das crianças e adolescentes em acolhimento institucional. Diante destas dificuldades os professores mencionam várias estratégias para enfrenta-las, entre elas atividade individual e o diálogo. A articulação instituição de acolhimento-escola é frágil e superficial, pouco sendo construída uma parceria em torno dos processos educacionais e suas especificidades, a participação dos sujeitos acolhidos é nula.
Descrição: SANTOS, C. H. B. dos. Crianças em acolhimento institucional: O lugar do sujeito de direito na escola. 2014. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9298
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Carine Hellen Barreto dos Santos.pdfPDF - Carine Hellen Barreto dos Santos632.82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.