Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9309
Título: Avaliação da qualidade da água para consumo humano na cidade de Lagoa Seca – PB
Autor(es): Bezerra, Ewerton Bráullio Nascimento
Palavras-chave: Qualidade da água
Consumo da água
Comunidade rural
Data do documento: 17-Jun-2015
Resumo: As questões ambientais sempre foram assuntos bastante discutidos devido ás riquezas que a natureza oferece aos animais e aos seres humanos. Atualmente, este assunto ganha ênfase não apenas por sua riqueza, mas pelos impactos que o meio natural vem sofrendo decorrente da ação humana. Os ambientes aquáticos, por sua vez, são os locais mais afetados e que refletem diretamente na vida da população principalmente por sua contaminação e escassez em locais extremamente secos. Diante desse contexto, este trabalho buscou desenvolver uma ação referente á qualidade da água consumida em uma escola rural e por toda a comunidade local, pertencente á cidade de Lagoa Seca – PB. O desenvolvimento do trabalho em visitas á comunidade, tendo como ponto principal uma escola. Essas visitas têm como objetivo coletar águas a serem analisadas. Com os resultados referentes á qualidade dessas águas coletadas, a ação prosseguiu com uma nova visita á escola com objetivo de informar a situação das águas que a comunidade rural consome. De acordo com os resultados obtidos, que, das análises físico-químicas o único parâmetro fora dos padrões foi a cor. Já em relação aos parâmetros microbiológicos, foram detectados contaminantes do tipo Coliformes totais e E.Coli os quais não são permitidos pela portaria nº 2914/11 do Ministério da Saúde. Esses contaminantes microbiológicos mostraram-se presentes em todas as águas coletadas tanto da primeira, como da segunda visita á comunidade. Dessa forma, relacionando os resultados obtidos com a exigência da Portaria citada, prova-se que, a água consumida na zona rural da cidade de Lagoa Seca – PB faz com que a comunidade torne-se propicia á doenças de veiculação hídrica devido á contaminação microbiológica nas águas, mesmo após uma conscientização de tratamento oferecido, como foi identificada novamente a presença de coliformes totais.
Descrição: BEZERRA, E. B. N. Avaliação da qualidade da água para consumo humano na cidade de Lagoa Seca – PB. 2015. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química industrial)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9309
Aparece nas coleções:02 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ewerton Bráullio Nascimento Bezerra.pdfPDF - Ewerton Bráullio Nascimento Bezerra972.24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.