Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/931
Título: A Família Malvaceae sensu lato em uma área do agreste paraibano, Nordeste do Brasil
Autor(es): Alves, Isabelle de Medeiros
Palavras-chave: Botânica
Taxonomia
Florística
Flora brasileira
Data do documento: 14-Jun-2013
Resumo: De acordo com o Sistema APG II (Angiosperm Phylogeny Group) (2003), a família Malvaceae sensu lato engloba os representantes das famílias Bombacaceae, Tiliaceae, Sterculiaceae e Malvaceae sensu stricto. Esta família apresenta uma grande relevância referente as questões econômicas, que vão desde ornamentais até alimentícios. Neste trabalho, objetivou-se o levantamento florístico-taxonômico dessa família no Sítio Imbaúba, localizado no município de Lagoa Seca, Paraíba, levando em consideração gênero e espécie. A área de estudo é localizada na Mesorregião do Agreste Paraibano, apresentando clima tropical úmido e formações florestais que vão desde ervas a árvores. Os caracteres morfológicos utilizados para a identificação da espécie foram baseados nos tipos de hábitos, de tricomas e de inflorescências, presença de nectários, números de verticilos e estames, forma do fruto e da semente, além das características e números dos mericarpos. Foram encontradas 15 espécies distribuídos em nove gêneros (Malvastrum, Sidastrum, Sida, Herissantia, Urena, Wissadula, Melochia, Waltheria e Triumfetta), destacando-se o gênero Sida o mais representativo com cinco espécies, seguido dos gêneros Sidastrum e Herissantia, ambos com duas espécies. São apresentadas chaves para identificação das espécies, descrições, ilustrações, além de comentários sobre a taxonomia, fenologia e distribuição geográfica de cada espécie. Esse trabalho veem corroborar para o conhecimento dos espécimes em relação aos aspectos morfológicos, taxonômicos, geográficos e ecológicos, visto que, servirá de fonte para a realização de futuros estudos florísticos-taxonômicos.
Descrição: ALVES, I. de M. A Família Malvaceae sensu lato em uma área do agreste paraibano, Nordeste do Brasil. 2011. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/931
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Isabelle de Medeiros Alves 1.pdfIsabelle de Medeiros Alves Parte 14.43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Isabelle de Medeiros Alves 2.pdfIsabelle de Medeiros Alves Parte 23.37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Isabelle de Medeiros Alves 3.pdfIsabelle de Medeiros Alves Parte 3275.66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.