Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9320
Título: Efeitos da hospitalização prolongada: O impacto da internação na qualidade de vida dos pacientes e seus cuidadores
Autor(es): Silva, Renata Pereira da Procure na Estante 4 (CD 2074)
Palavras-chave: Hospitalização prolongada
Qualidade de vida
Pacientes internados
Cuidadores familiares
Data do documento: 10-Mar-2016
Resumo: Com a evolução das doenças crônicas e o envelhecimento populacional, muitos indivíduos precisam recuperar sua saúde através das internações. A hospitalização prolongada é aquela onde o paciente permanece por um tempo superior a 24 horas ou mais dias internado em uma mesma instituição, seja por aguardar procedimentos cirúrgicos, esperar para realização ou resultado de exames ou para tratar alguma enfermidade. A internação causa efeitos que trazem riscos à saúde do paciente e de seu acompanhante cuidador, que envolvem consequências que afetam a qualidade de vida desta população. O presente estudo tem como objetivo analisar os efeitos da hospitalização prolongada em pacientes bem como em seus cuidadores. A pesquisa teve uma abordagem quantitativa, do tipo transversal, descritiva e exploratória, foi desenvolvida no Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC) situado na cidade de Campina Grande, PB. A amostra foi selecionada por acessibilidade, sendo composta por 30 pacientes que se encontravam internados e 30 cuidadores. Foram utilizados três instrumentos para coleta de dados: um questionário bio sócio demográfico; o WHOQOL-BREF que analisa a qualidade de vida dos pacientes; e o Zarit Burden Interview (ZBI) que verifica o nível de sobrecarga do cuidador. O presente estudo foi submetido ao Comitê de Ética e Pesquisa e aprovado. Na análise de dados, a maioria da amostra de pacientes possuía faixa etária de 20-40 anos e foi composta em sua maioria por homens, tiveram experiências anteriores com internações e estavam hospitalizados há mais de 10 dias Quanto à qualidade de vida dos pacientes, apresentaram maiores escores no domínio psicológico e relações sociais, enquanto que o físico apresentou o menor. Os resultados da amostra de cuidadores permitiram concluir que tinham idade entre 40-60 anos, a maioria eram mulheres. A escala do cuidador variou de 21 a 40 indicando sobrecarga moderada e em média não referiram altos índices. Algumas dificuldades foram sentidas na instituição, onde uma delas foi à falta de interesse de alguns pacientes e cuidadores e o medo de retaliações devido à política do hospital, inviabilizando um número maior de indivíduos para o estudo. Esse trabalho trouxe à tona, uma temática de suma relevância, porém que precisa ser mais explorada pela comunidade cientifica.
Descrição: SILVA, R. P. da. Efeitos da hospitalização prolongada: O impacto da internação na qualidade de vida dos pacientes e seus cuidadores. 2016. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9320
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Renata Pereira da Silva.pdfPDF - Renata Pereira da Silva967.55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.