Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9325
Título: Proposta terapêutica associada para o atendimento do paciente oncológico de mama
Autor(es): Braga, Marieliza Araújo
Palavras-chave: Neoplasia mamária
Fisioterapia
Reabilitação virtual
Terapia de exposição à Realidade Virtual
Data do documento: 21-Nov-2014
Resumo: O câncer de mama é uma das neoplasias mais frequentes, acometendo principalmente as mulheres, consequência de suas peculiaridades fisiológicas. O tratamento do câncer, seja cirúrgico, quimioterapia, radioterapia, hormonioterapia e/ou imunoterapia, pode determinar alterações clínicas e funcionais para o indivíduo acometido. As quais, dificultam a realização das atividades de vida diária, declinando sua qualidade de vida. A fisioterapia é essencial na prevenção e tratamento destas comorbidades, detendo um leque de recursos a serem utilizados, entre eles, a Reabilitação Virtual. Esta, alternativa terapêutica lúdica e inovadora, associada a fisioterapia oncofuncional convencional, é capaz de reabilitar o indivíduo e prevenir complicações, favorecendo o aumento da amplitude de movimento articular, força e resistência muscular do membro superior homolateral a mastectomia, como também melhora do equilíbrio e cognição. O objetivo dessa pesquisa, foi associar o protocolo de fisioterapia oncofuncional convencional à reabilitação virtual, para o atendimento do paciente oncológico de mama, utilizando o Nintendo Wii™; Avaliar a amplitude de movimento (ADM) dos membros superiores; Avaliar a força muscular dos membros superiores; Analisar comparativamente a amplitude de movimento (ADM) dos membros superiores antes e após a utilização do protocolo personalizado usando o console Nintendo Wii™. Trata-se de um estudo de caso, desenvolvido no Laboratório de Ciências e Tecnologia em Saúde (LCTS/UEPB/FAP), com indivíduo maior de 18 anos, cognitivo preservado, diagnosticado com câncer de mama, submetido a mastectomia radical modificada do tipo Madden, que se dispôs a participar da pesquisa. O protocolo terapêutico funcional foi realizado em duas sessões por semana, com duração de 50 minutos. Os dados foram coletados através de uma avaliação prévia e quatro reavaliações conseguintes, com controle da goniometria e avaliação da força muscular, no período de 12 meses. Como resultado, foi possível observar em 10 sessões, um aumento significativo da amplitude de movimento articular e força muscular da paciente tratada. Assim, é provável que a associação da Fisioterapia Convencional e Reabilitação Virtual, antecipe a possibilidade de prevenção das complicações funcionais decorrentes do tratamento para o Câncer e reabilite mais precocemente esse tipo de paciente, desde que utilizada de forma personalizada, respeitando as características clínicas e obrigatoriamente na presença do fisioterapeuta.
Descrição: BRAGA, M. A. Proposta terapêutica associada para o atendimento do paciente oncológico de mama. 2014. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9325
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Marieliza Araújo Braga.pdfPDF - Marieliza Araújo Braga1.64 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.