Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9326
Título: Atividade física e capacidade para o trabalho de uma Instituição de Ensino Superior
Autor(es): Medeiros, Thais Morais de
Palavras-chave: Atividade física
Docentes
IPAQ
Qualidade de vida
Data do documento: 25-Nov-2014
Resumo: A docência, ao longo dos anos, sofreu grandes modificações na sua estrutura, com intensas jornadas de trabalho e condições laborais precárias que têm originado comprometimentos a saúde do docente associado a hábitos de vida inadequados, afetando a capacidade para o trabalho. Dessa forma o objetivo deste estudo foi identificar o nível de atividade física e a capacidade para o trabalho de professores de uma Instituição de Ensino Superior (IES). A pesquisa foi do tipo descritiva, transversal e quantitativa, constituída por 89 docentes do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde de uma IES da cidade de Campina Grande/PB. Foram utilizados os Questionários de Características Sociodemográficas e Laborais; Índice de Capacidade para o Trabalho (ICT) e o Questionário Internacional de Atividade Física (IPAQ) forma longa. A população do presente estudo é composta por mulheres (56,6%), casadas (64,0%), que possuem filhos (77,5%), média de idade de 47,74 anos; aproximadamente 19,52 anos de profissão, carga horária de trabalho de 8horas/dia; escore médio do ICT de 40,19 pontos. Quanto ao IPAQ, o gasto energético médio dos docentes é alto, 2348,8 MET-min., porém voltado para atividade física do tipo doméstica. Conclui-se que a dupla jornada de trabalho da população prevalente parece reduzir o tempo para atividade física voltada ao lazer, caracterizando essa população como sedentária, com necessidade do estabelecimento de políticas institucionais que visem à otimização da capacidade para o trabalho e consequente bem estar dessas mulheres.
Descrição: MEDEIROS, T. M. de. Atividade física e capacidade para o trabalho de uma Instituição de Ensino Superior. 2014. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9326
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Thais Morais de Medeiros.pdfPDF - Thais Morais de Medeiros559.82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.