Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/936
Título: Tarefas de investigação matemática com algumas demonstrações do Teorema de Pitágoras: um processo utilizando material concreto
Autor(es): Guerra, Eliane Dias Martins
Palavras-chave: Matemática - Aplicações
Investigações Matemáticas
Teorema de Pitágoras
Data do documento: 14-Jun-2013
Resumo: Este trabalho pretendeu desenvolver investigações matemáticas em algumas demonstrações do Teorema de Pitágoras que utilizam material concreto para contribuir com o processo de ensinoaprendizagem, estimulando o raciocínio lógico-dedutivo de cada aluno e a reflexão dos alunos sobre as aplicações deste teorema. E tem como objetivos específicos, oferecer um ambiente de aprendizagem com compreensão em que os alunos proponham, explorem e investiguem demonstrações do Teorema de Pitágoras que utilizam material concreto; descrever como as investigações de algumas demonstrações do Teorema de Pitágoras utilizando material concreto, contribuem para aprendizagem dos alunos; identificar quais as modificações que acontecem na relação professor/aluno com o uso das investigações matemáticas; propor uma reflexão acerca da relevância deste teorema no que se refere às suas aplicações. Para operacionalizar os objetivos da pesquisa, realizamos atividades de investigações matemáticas, utilizando materiais concretos e uma técnica de trabalho em grupo denominada Painel Integrado, numa turma do 1º ano do Ensino Médio, composta de 25 alunos, em uma escola da rede estadual de ensino localizada na cidade de Itatuba no Estado da Paraíba. A Metodologia foi composta por três fases: o Pré-Teste, em seguida foram realizadas cinco atividades de investigações matemáticas de demonstrações do Teorema de Pitágoras, feito através de cinco encontros, com a utilização de materiais concretos e a técnica do Painel Integrado e, por fim o Pós-Teste. Os resultados mostraram que a utilização de investigações matemáticas é relevante para aprendizagem os alunos.
Descrição: GUERRA, E. D. M. Tarefas de investigação matemática com algumas demonstrações do Teorema de Pitágoras: um processo utilizando material concreto. 2012. 96f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/936
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Eliane Dias Martins Guerra.pdfPDF - Eliane Dias Martins Guerra1.61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.