Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9360
Título: Efeitos clínicos e histopatológicos in vivo da indução carcinogênica com o 4-nitroquinolina-1-óxido
Autor(es): Silva, Gustavo Correia Basto da
Palavras-chave: Neoplasia bucal
Carcinogênese
4NQO
Data do documento: 26-Nov-2014
Resumo: O presente estudo teve por objetivo analisar os efeitos clínicos e histopatológicos nas línguas de ratos Wistar, após a indução carcinogênica com o 4NQO. Foi realizado um estudo in vivo após aprovação da pesquisa pelo Comitê de Ética Experimental da FCM-CG. A amostra foi composta por nove ratos mantidos, sob temperatura e condições adequadas, divididos em três grupos (A, B e C), de acordo com o tempo de indução (5, 6, 7 meses), respectivamente. As aplicações do carcinógeno foram realizadas quatro vezes por semana no biotério da UFCG e, após estas aplicações, os ratos eram privados de água durante cinco horas, para maior absorção do agente carcinogênico. A análise dos dados foi obtida por meio estatístico-descritivo da frequência clínica e histopatológica das lesões detectadas, constatando-se o aparecimento de lesões ulceradas e pigmentadas em região anterior da língua, bem como displasias e carcinomas. Após análise clínica e histopatológica, concluiu-se que o 4NQO é um indutor carcinogênico eficaz no desencadeamento das fases da carcinogênese.
Descrição: SILVA, G. C. B. da. Efeitos clínicos e histopatológicos in vivo da indução carcinogênica com o 4-nitroquinolina-1-óxido. 2014. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9360
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Gustavo Correia Basto da Silva.pdfPDF - Gustavo Correia Basto da Silva1.23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.