Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9373
Título: Processo de alfabetização bilingue para surdos: garantindo direitos, efetivando a educação!
Autor(es): Souza, Gleiziany Fortunato de
Palavras-chave: Bilinguismo
Alfabetização
Escola bilingue
Data do documento: 2014
Resumo: Considerando as diversas dificuldades enfrentadas para podermos oferecer uma escolarização e alfabetização de qualidade para o surdo e levando em consideração que a maioria das medidas tomadas para este fim tem direcionado à exclusão; o presente estudo problematiza a perspectiva da escola bilingue como o melhor caminho para proporcionar uma verdadeira alfabetização utilizando a língua de sinais – LIBRAS (como primeira língua) e a língua portuguesa escrita no processo educativo do surdo. Através de uma revisão bibliográfica, que segundo MICHALISZYN,TOMASINI, 2009, p. 51, “Trata-se de pesquisa desenvolvida a partir de referências teóricas que aparecem em livro, artigos, documentos, etc”, de autores como: ALVEZ, DAMÀZIO e FERREIRA (2010); GONÇALVES (2012); MACHADO (2009); STUMPF (2008); GONÇALVES, SANTOS (2012) Fernandes (2012) e outros, no período de junho a novembro de 2014, buscamos analisar e refletir o processo de alfabetização destinado às crianças surdas e o quanto esse processo nas escolas bilíngues contribui positivamente, por proporcionar um espaço onde toda a sua estrutura e organização visa priorizar o atendimento ao estudante surdo, para o desenvolvimento social, educacional e profissional do surdo
Descrição: SOUZA, G. F. de. Processo de alfabetização bilingue para surdos: garantindo direitos, efetivando a educação!. 2014. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9373
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Gleiziany Fortunato de Souza.pdf286.58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.