Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9374
Título: Bullying no contexto escolar
Autor(es): Lima, Maria Luiz de
Palavras-chave: Bullying
Violência
Escola
Data do documento: 2015
Resumo: O presente artigo tratado fenômeno bullying, como uma prática de violência em que está inserido um conjunto de atitudes agressivas, intencionais e repetitivas, realizadas por um ou mais alunos contra outro(s) ou um(s) aluno(s) contra professor(es), o que causa dor, angústia e sofrimento. O objetivo geral é de conhecer o papel do pedagogo em relação ao bullying nos dias atuais. A metodologia utilizada foi o estudo bibliográfico de obras que tratam do tema investigado. Inicialmente,é apresentado o conceito de bullying e de violência. Em seguida,apresentam-se a classificação, os critérios e os estilos diferentes de bullying, além dos três personagens principais: agressor(es), vítima(s), testemunhas ou expectadores. Mostra-se a violência no ambiente escolar, com base em pesquisas que constatam o fenômeno na escola, mas, nem sempre, é identificado pelos profissionais da educação. Na sequência, toca-se na questão central do trabalho -o papel do pedagogo em relação ao bullying- enfocando como esse profissional pode lidar com esse tipo de violência, que afeta as relações sociais e prejudica o processo de ensino e aprendizagem,e interferir nele. Conclui-se que, apesar de a violência sempre ter existido, ela se ampliou e se tornou mais sutil. Nesse sentido, é preciso esforço e comprometimento de todos os envolvidos para pensar em medidas de intervenção para que tais atos não se perpetuem na escola.
Descrição: LIMA, M. L. de. Bullying no contexto escolar. 2015. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9374
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Luiz de Lima.pdf360.84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.