Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/938
Título: As lutas como proposta pedagógica na educação física escolar
Autor(es): Sousa, Antônio José Damião Veras
Palavras-chave: Ensino de Educação Física
Prática docente
Desporto
Lutas
Data do documento: 14-Jun-2013
Resumo: As lutas é um dos conteúdos da educação física, que não é muito explorado nas escolas, pois poucos professores trabalham este conteúdo em suas aulas e quando trabalham reproduzem o ensino que eles vivenciaram ao longo de sua vida, ou seja, as lutas como pratica de desporto, praticas de exercícios destinada à promoção da saúde ou como defesa pessoal. Segundo os Parametros Curriculares Nacionais PCNs (1998, pág. 49) as lutas são disputas em que o(s) oponente(s) deve(m) ser subjugado(s), mediante técnicas e estratégias de desequilíbrio, contusão, imobilização ou exclusão de um determinado espaço na combinação de ações de ataque e defesa. Caracterizam-se por uma regulamentação específica, a fim de punir atitudes de violência e de deslealdade. Podem ser citados como exemplos de lutas desde as brincadeiras de cabo de guerra e braço de ferro até as praticas mais complexas da capoeira, do judô e do Karatê. Os conteúdos lutas devem ser abordados na educação física escolar com a proposta de educar os indivíduos como um todo, e incluídas no planejamento escolar pelo professor de educação física de forma que possa contribuir para a formação dos alunos, considerando todos os aspectos do indivíduo: social, intelectual, afetivo, motor e filosófico, bem como observando os aspectos lúdicos e suas particularidades na educação infantil.
Descrição: Sousa, Antônio José Damião Veras. As lutas como proposta pedagógica na Educação Física Escolar. 2012. 25f. Monografia (Especialização em Educação Física Escolar). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/938
Aparece nas coleções:I - EEFE - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Antônio José Damião Veras Sousa.pdfPDF - Antônio José Damião Veras Sousa438.7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.