Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9381
Título: A ortografia na educação básica: uma proposta metodológica para o Ensino Fundamental II
Autor(es): Muniz, Elce Gláucia de Oliveira
Palavras-chave: Ensino
Ortografia
Proposta metodológica
Data do documento: 2015
Resumo: Um dos assuntos mais discutidos na atualidade escolar é o ensino da gramática em salas de aulas do ensino básico, visto que no contexto e a interpretação sobrepõem à regra gramatical. Dessa forma, o objeto desse estudo é verificar as principais mudanças ocorridas na ortografia brasileira e apresentar uma proposta para o ensino nas salas de aulas do Ensino Fundamental II. O estudo foi fomentado na literatura existente, pela qual buscamos embasar uma proposta metodológica do ensino da ortografia no nível escolar básico com a finalidade de melhorar a aprendizagem do aluno. Assim, apresentamos um breve histórico da evolução da língua portuguesa e sua ortografia, segundo a pancronia, em seguida sugerimos estratégias para o ensino ortográfico nesse segmento educacional. Fundamentam nossas ideias autores como Bechara (2008) e Morais (2009) no que tratam da importância do ensino da ortografia na sala de aula entre outras. É possível afirmar que a ortografia é um importante segmento da gramática e que ensinada de forma adequada, num misto entre contexto, interpretação e atividades lúdicas direcionadas, é possível ao aluno aprender as regras ortográficas vigentes e melhorar a aprendizagem dos alunos do Ensino Fundamental II
Descrição: MUNIZ, E. G. de O. A ortografia na educação básica: uma proposta metodológica para o Ensino Fundamental II. 2015. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9381
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Elce Gláucia de Oliveira Muniz.pdf1.63 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.