Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9388
Título: Alfabetização e letramento: desafios enfrentados nas séries iniciais
Autor(es): Souza, Adélia Gomes de
Palavras-chave: Alfabetização
Letramento
Aprendizagem
Data do documento: 2014
Resumo: Esta pesquisa apresenta as dificuldades que os educadores encontram em abordar dois processos simultaneamente, alfabetização e letramento, nos anos iniciais do ensino infantil. Foi adotada a abordagem de autores que têm estudado a respeito desses temas. A princípio, partimos de alguns conceitos importantes que basearam a elaboração dos capítulos desse trabalho monográfico. Soares defende a alfabetização como uma orientação à criança para o domínio da habilidade de ler e escrever, a que chama de “domínio da tecnologia da escrita da palavra”. Outros autores também são apresentados. Prosseguimos com o estudo analisando os sujeitos da pesquisa e as dificuldades de se alfabetizar letrando nos anos iniciais. Nas entrevistas efetuadas com os professores da E. E. E. F. Moacir de Albuquerque na cidade de Cuitegi-PB, dos anos iniciais 1º, 2º e 3º anos do ensino fundamental, observou-se que as dificuldades de se alfabetizar letrando dá-se no ato da dificuldade do desenvolvimento da leitura e no ato de escrever, compromete a construção de elementos inerentes à condição humana, uma vez que seu domínio nos remete à possibilidade da participação social.As professoras entrevistadas admitem que existem diferenças no processo de alfabetização e letramento, mas ambos são interdependentes. Assim, a questão deve ser melhor discutida durante o processo de formação dos professores, quer seja na formação inicial, quer na formação continuada, uma vez que a temática ainda gera confusão. Alfabetização e letramento são processos indissociáveis e devem caminhar juntos. Entende-se que hoje, a sociedade requer do cidadão, mais do que o mero conhecimento das “primeiras letras”. Assim, é viável contemplar os dois processos (alfabetização e letramento) de maneira articulada, no trabalho pedagógico. É importante que os docentes tenham os conhecimentos teórico-metodológicos envolvidos e que as escolas tenham material suficiente para o uso dos alunos.
Descrição: SOUZA, A. G. de. Alfabetização e letramento: desafios enfrentados nas séries iniciais. 2014. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9388
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Adélia Gomes de Souza.pdf618.68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.