Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9389
Título: A formação de professores para trabalhar a leitura na educação infantil
Autor(es): Rodrigues, Raquel de Meireles Silveira
Palavras-chave: Leitura
Formação de professores
Educação infantil
Data do documento: 2014
Resumo: O presente trabalho trata as práticas de leitura recorrentes na atualidade e a formação de professores para trabalhar a leitura na educação infantil. Esse trabalho justifica-se a partir das dificuldades dos alunos em aprender a ler e das práticas de leitura que vem ocorrendo na escola, ainda pautadas na decodificação do texto e não na compreensão e na produção de sentidos. Para concretização desse trabalho foi utilizado à pesquisa bibliográfica. O objetivo geral foi conhecer as práticas docentes na formação de sujeitos-leitores críticos. Os principais autores estudados foram: Koch e Elias (2006), Freire (1989), Vasconcelos (2007), Carvalho e Mendonça (2006), Ferreira e Dias (2002) e Inês (2001). Na pesquisa encontramos vários conceitos que vem embasando as práticas pedagógicas de muitos professores. No estudo conclui-se que para mudar essa realidade é necessário que haja mudanças nas concepções e na postura do professor. A formação docente precisa ser subsidiada por teorias científicas, além dos professores serem leitores, a fim de formarem sujeitos-leitores e críticos. Neste sentido, é necessário que, os docentes gostem de ler e tenham uma boa formação teórica e prática, para que consigam mudar sua postura pedagógica.
Descrição: RODRIGUES, R. de M. S. A formação de professores para trabalhar a leitura na educação infantil. 2014. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9389
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Raquel de Meireles Silveira Rodrigues.pdf453.2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.