Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9393
Título: Além da docência: um olhar sobre a atuação do/a pedagogo/a
Autor(es): Sena, Wlyclécia Albuquerque de
Palavras-chave: Pedagogia empresarial
Atuação do/a pedagogo/a
Pedagogo/a escolar
Espaço não escolar
Data do documento: 2014
Resumo: O presente trabalho “Além da docência: um olhar sobre a atuação do/a Pedagogo/a” objetiva apresentar atuação do/a pedagogo/a sob a ótica de uma recente possibilidade de atuação em espaços não-escolares, a Pedagogia Empresarial e simultaneamente, faz uma ponte entre a atuação deste/a mesmo/a profissional enquanto gestor/a, coordenador/a, supervisor/a no espaço escolar, à luz da postura desenvolvida pelo/a pedagogo/a que atua na empresa. A pesquisa de natureza qualitativa tomou como base fontes oriundas de materiais disponíveis em ambientes virtuais e a técnica da Observação que incidiu sobre as vivências realizadas durante o período de dezoito meses enquanto aluna bolsista do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) atuando no ensino fundamental no Município de Guarabira. Nesta ocasião foi possível a interação direta com o ambiente escolar em todos os seus aspectos, sobretudo o humano. Sabendo que a formação nos cursos de pedagogia possibilita o trabalho pedagógico em ambientes escolares e não-escolares, é da pretensão do referido trabalho contribuir para a que comunidade acadêmica e a sociedade em geral possam ampliar sua visão a respeito da atuação do/a profissional da pedagogia – uma vez que equivocadamente lhe é atribuído a visão reducionista de que seu trabalho se limita a docência. Por esta razão, é proposta a análise do caráter científico da pedagogia, bem como do histórico dos cursos de Pedagogia no país e as respectivas legislações que definem os espaços e contextos de atuação do/a pedagogo/a. Certos de que sua atuação se dá em diferentes espaços em que haja necessidade de intervenção pedagógica conforme dito na LDB 9.394/96, é apresentada sua inserção e atuação na empresa com base numa perspectiva humanizadora, trabalhando no Departamento de Recursos Humanos (RH ou DRH), com vistas a atender as demandas educacionais de formação continuada dos/as funcionários/as dentro das organizações tomando por base as políticas internas das mesmas. Realizada a análise, foi possível notar a necessidade de uma postura ética comprometida com o trabalho educativo em qualquer espaço em que o/a pedagogo/a atue. Por isso, a escola também deve ser entendida como uma empresa pública cujo pessoal necessita de olhares específicos objetivando desenvolver suas potencialidades e superar dificuldades que se impõe no trabalho de todo o corpo escolar, especialmente os/as profissionais que constituem a escola. Assim, o/a pedagogo/a que organiza o trabalho escolar ou empresarial precisa realizar uma análise constante de suas práticas tornando-se um/a pesquisador/a crítico/a e reflexivo/a, consciente de suas atribuições em seu espaço de trabalho enquanto gestor/a de pessoas com potencialidades e limitações a serem desenvolvidas por seu intermédio.
Descrição: SENA, W. A. de. Além da docência: um olhar sobre a atuação do/a pedagogo/a. 2014. 69f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9393
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Wlyclécia Albuquerque de Sena.pdf1.15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.