Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9397
Título: As intervenções sociais na escrita literária: um olhar sobre Usina e Casa na Duna
Autor(es): Rodrigues, Ana Caroline Genésio
Palavras-chave: Modernismo brasileiro
Neorrealismo português
José Lins do Rêgo
Data do documento: 2015
Resumo: José Lins do Rego, escritor paraibano que alcançou notoriedade na Literatura brasileira pelos escritos regionalistas, e Carlos de Oliveira, nascido no Brasil, mas de cidadania portuguesa, assumem destaque com seus registros neorrealistas e suas tessituras com o Modernismo e Regionalismo brasileiros. Esses autores constroem panoramas que dialogam em situações sócio-político-econômico-literárias, e revelam efeitos estéticos e sociais, que podem ser observados, especialmente, nas obras Usina (1936) e Casa na Duna (1943). Nessa perspectiva, objetivamos em leituras teórico-analítico-comparativas a configuração social narrada, bem como seus pontos de tensões plasmados na escrita literária. Em diálogos teóricos, temos como fundamentos textos que promovam a reflexão acerca do Modernismo e Regionalismo brasileiros, e do Neorrealismo português, além de questões estético literárias trazidas pela teoria da narrativa, autores como Mendonça (1967), que volta olhares ao Neo-realismo português e seus diálogos com o Modernismo brasileiro, Freyre (1967), traz em seu Manifesto regionalista questões pertinentes à cultura regional brasileira, Silverman (1978), que corrobora com as discussões acerca da Moderna ficção brasileira, entre outros, os quais fundamentam não só os princípios teóricos de nossa proposta, mas se estende diretamente às leituras crítico-analíticas das obras ora selecionadas. Didaticamente, alguns procedimentos metodológicos são pertinentes no que tangem à leitura e à análise, obedecendo aos critérios estabelecidos de particularidade e universalidade, comparativamente, tencionamos a leitura das obras, as quais ilustram nossas inquietações acerca da problemática Modernismo X Neorrealismo em contexto brasileiro e português, respectivamente. Dessa forma, demos ênfase aos narradores, bem como aos demais elementos narrativos, em especial os personagens e espaços os quais, textualmente, corroboram na significação das ideias construídas pelos autores brasileiro e português, (res)significando em suas narrativas imagens que revelem algumas intervenções sociais.
Descrição: RODRIGUES, A. C. G. As intervenções sociais na escrita literária: um olhar sobre Usina e Casa na Duna. 2014. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9397
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ana Caroline Genésio Rodrigues.pdf305.58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.