Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/940
Título: Ações de controle da tuberculose no nível de atenção primária e secundária, município de Campina Grande/PB
Autor(es): Silva, Talina Carla da
Palavras-chave: Tuberculose
Avaliação de Serviços da Saúde
Doença Infecciosa
Data do documento: 14-Jun-2013
Resumo: Introdução: Há uma década a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou a TB um estado de emergência mundial. Estima-se que entre os anos 2000 a 2020 um bilhão de pessoas serão infectadas pelo bacilo, 200 milhões adoecerão e 35 milhões poderão ir a óbito. Objetivo: Avaliar o desempenho da organização da atenção ambulatorial e básica (Unidades Básica de Saúde da Família e Ambulatório de referência), nas ações de controle da TB no município de Campina Grande/PB, no período de jun/2009 a jun/2010. Metodologia: Trata-se de um estudo do tipo transversal, descritivo, inquérito para avaliação de serviços de saúde, com abordagem quantitativa, desenvolvida no município de Campina Grande/PB. Foi utilizado um instrumento Primary Care Assessment Tool (PCAT), elaborado por Starfield (2002), adaptado e validado para o Brasil por Almeida e Macinko (2006) sendo adaptado para a atenção à TB por Villa e Ruffino-Netto (2009). Participaram do estudo 116 doentes de TB diagnósticados no período de janeiro/2009 a maio/2010. Os entrevistados responderam cada pergunta do questionário segundo uma escala do tipo Likert com 5 escores(Sempre, Quase sempre ,às vezes,Quase nunca,Nunca. Os dados foram analisados no programa IBM SPSS Statistics, versão 18.0. Resultado: Dos 79 doentes de TB entrevistados no período de fevereiro a novembro de 2010. Constatou-se que houve predomínio do sexo masculino nos serviços estudados, sendo 54,5% no AmbRef, 71,7% nas UBSFs.A maioria dos entrevistados encontrava-se na faixa economicamente ativa, no AmbRef com 61,76% e nas UBSFs 48,89% estavam entre 18 e 38 anos de idade e com baixa escolaridade. Quanto ao TDO, entre doentes que foram atendidos no serviço de referência em TB 91,2% não realizavam TS, na UBSF, a maioria dos doentes 56,8% realizavam tratamento supervisionado, destes 37,8% no domicílio e 28,9% nas UBSFs. Concernente as medias das ações de controle da TB os dois serviço foram equivalentes e apresentaram um nível não favorável para educação em saúde, fornecimento da medicação e busca ativa, e obtiveram média favorável, no que concerne a baciloscopia de diagnostico e controle mensal da TB, acompanhamento do tratamento medicamentoso. Conclusão: O município de Campina Grande não tem suas ações descentralizadas e em conseqüência o controle da TB não alcançou em nível favorável.
Descrição: SILVA, T. C. da. Ações de controle da tuberculose no nível de atenção primária e secundária, município de Campina Grande/PB. 2011. 67f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/940
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Talina Carla da Silva.pdfTalina Carla da Silva1.03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.