Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9402
Título: Influência da oralidade na escrita: uma análise de produções de alunos do 5° ano na Escola Municipal Professora Beatriz Lopes – Assentamento Antônio Conselheiro – São Miguel de Taipu - PB
Autor(es): Ataíde, Maria da Salete Lopes de
Palavras-chave: Oralidade
Escrita
Letramento
Data do documento: 2014
Resumo: Este trabalho tem por objetivo discutir a influência da oralidade sobre a escrita de alunos do 5º ano do ensino fundamental. O estudo foi realizado na Escola Municipal Beatriz Lopes, localizada no Assentamento Antonio Conselheiro na cidade de São Miguel de Taipu- PB, distante cerca de 90 km da capital João Pessoa. Partindo dos pressupostos teóricos de Koch (2010); Marcuschi (2003); Medeiros (2006) e Fávero, Andrade e Aquino (2006), procuramos estabelecer um relação entre a oralidade e a escrita e compreender de que forma este fenômeno ocorre no público alvo desta pesquisa. A pesquisa foi feita através da análise de textos produzidos pelos alunos a partir da observação de uma tirinha da Turma da Mônica (SOUZA, 2001), a análise mostrou que os alunos apenas trocaram as letras que comumente as crianças próprias desta idade trocam: U pelo L; supressão do N; compactação de palavras; abrangência de outras. Os textos não trouxeram nenhuma marca em particular do lugar onde estas crianças estão inseridas. Se isto se deu por influências das mídias como internet e televisão, esta pesquisa não foi capaz de determinar as razões, o fato é que não foram encontrados traços da variaçãolinguística local na escrita dos partícipes da pesquisa.
Descrição: ATAÍDE, M. de S. L. de. Influência da oralidade na escrita: uma análise de produções de alunos do 5° ano na Escola Municipal Professora Beatriz Lopes – Assentamento Antônio Conselheiro – São Miguel de Taipu - PB. 2014. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9402
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria de Salete Lopes de Ataíde.pdf232.35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.